
Após confirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da reunião Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Colômbia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, indicou, nesta quarta-feira (5/11), que o encontro de 33 países da América Latina e Caribe reforçará solidariedade regional à Venezuela.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Essa reunião vai tratar da sua agenda, da sua pauta e é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse e é a posição da nossa política externa de que a América Latina e sobretudo a América do Sul onde nós estamos é uma região de paz e cooperação", afirmou o chanceler brasileiro, em conversa com jornalistas, em Belém.
O encontro na Colômbia ocorrerá em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ataques às bases militares venezuelanas.
- Leia também: Lula deve participar da Celac, na Colômbia, para discutir tensão na Venezuela
- Leia também: 'Não quero que chegue a uma invasão', diz Lula sobre EUA e Venezuela
Reunião da Celac choca com datas da COP
Mauro Vieira participa, na capital paraense, dos eventos preparativos para a realização da COP30, prevista para iniciar na próxima segunda-feira (10), dia do último encontro da Celac, que está previsto para iniciar os trabalhos no domingo (9).
Questionado sobre se o fato de Lula participar da Celac provocaria um choque na agenda da COP, o chanceler confirmou a presença do presidente brasileiro no primeiro dia da Cúpula do Clima, em Belém.
"Ele estará aqui (em Belém, para o dia da abertura da COP 30). Vai (para a Colômbia) no dia 8 (sábado) e volta no dia 9 (domingo). No dia 10 será a abertura da COP", garantiu.
Participação da União Europeia
Além da participação do Brasil e de países sulamenticanos e caribenhos, a reunião da Celac deve contar com a participação de líderes da União Europeia. Segundo Mauro Vieira, a iniciativa de prestar solidariedade à Venezuela também deve ser discutida com a União Euroepia.
"Pode ser que haja mudanças daqui até lá, mas haverá (na reunião da Celac) chefes de Estado da América Latina e chefes de Estado da União Europeia", anunciou.
O tema da participação do bloco europeu na reunião da Celac será discutido entre o presidente Lula e a líder da Comissão Europeia Ursula Vander Leyer, por volta das 17h desta quarta-feira, durante encontro previsto para ocorrer em Belém.

Política
Política
Política