Poder

Lula e Boulos participam de reunião do Conselho de Participação Social

Grupo, liderado pelo presidente e composto por 68 representantes da sociedade civil, tem participação de representante da Contag, associação investigada por fraudes no INSS

Presidente Lula e o ministro Guilherme Boulos -  (crédito: Leandro Paiva/Reprodução)
Presidente Lula e o ministro Guilherme Boulos - (crédito: Leandro Paiva/Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participam nesta terça-feira (16/12) de uma reunião do Conselho de Participação Social (CPS).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Liderado pelo líder petista e composto por 68 membros da sociedade civil, o grupo conta com a participação da presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Vânia Marques Pinto. 

A Contag é uma das associações investigadas no caso de fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), reveladas pela Operação Sem Desconto. A fraude, apontam as investigações, operava com descontos de mensalidade associativa indevidos e não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas rurais.

Em resposta ao Correio, a Contag afirmou que "participação em instâncias de controle social integra a missão institucional da entidade e permite contribuir com a formulação e o acompanhamento de políticas públicas que impactam diretamente a população rural, aposentados e pensionistas do campo."

Quanto à operação Sem Desconto, a Contag afirmou não haver investigações ou condenações contra e entidade e seus dirigentes. "A Contag informa que está colaborando integralmente com as investigações", disse.  

"A Confederação sempre atuou com base na legalidade e na transparência, com descontos associativos realizados mediante autorização dos associados, conforme a legislação vigente", completou a resposta.

Além da Contag, o Planalto foi questionado sobre a participação da associação suspeita de participar do escândalo do INSS. Até o momento, porém, não houve respostas.

Os 68 membros do Conselho de Participação Social são definidos pelo presidente da República. Além da presidente da Contag, o grupo conta com participações do Movimento Nacional de Luta em defesa da População em Situação de Rua, da Central Única dos Trabalhadores, do Movimento Nacional de Luta por Moradia, da Federação Única dos Petroleiros e da Força Sindical. 

  • Google Discover Icon
postado em 16/12/2025 16:49 / atualizado em 16/12/2025 19:15
x