
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversaram por telefone, nesta quarta-feira (21/1). Os dois trataram sobre as experiências brasileiras na presidência do G20 e na organização da 30ª Conferência sobre Mudanças do Clima da Nações Unidas (COP30), realizada no ano passado, em Belém.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo o Planalto, Erdogan manifestou interesse em contar com experiência brasileira para a organização da COP31, prevista para ocorrer em novembro deste ano, na Turquia.
Em Belém, a COP30 mostrou resultados como a criação de um Mapa do Caminho para transição energética de países e o desenvolvimento de um fundo de investimento para proteção das florestas, o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, em inglês).
Investimentos bilaterais
Na conversa por telefone, os líderes brasileiro e turco também concordaram em ampliar e diversificar o comércio bilateral entre os países. Segundo o Planalto, a relação comercial entre Brasil e Turquia foi de cerca de U$ 5,5 bilhões em 2025.
Nesse tema, também endossaram a organização de reuniões entre os setores privados do Brasil e da Turquia. O líder turco ainda disse ao petista que empresas de seu país estariam dispostas a investir no Brasil, principalmente no setor de infraestrutura.

Política
Política
Política