
O Congresso Nacional realiza, nesta segunda-feira (2/2), a sessão solene que marca a abertura oficial do Ano Legislativo de 2026. A cerimônia está prevista para as 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e simboliza o início da quarta e última sessão legislativa da 57ª Legislatura, iniciada em 2023. Deputados e senadores participam do ato que retoma formalmente as atividades do Parlamento após o recesso.
Mais cedo, a Câmara dos Deputados sediou a tradicional Missa de Abertura dos Trabalhos Legislativos, no Auditório Nereu Ramos. A celebração contou com a presença do presidente da Casa, Hugo Motta, e foi presidida por dom Vicente Tavares, com a participação dos padres Rafael Souza e Agenor Vieira. A organização ficou a cargo da Frente Parlamentar Católica, presidida pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE).
Antes da sessão solene, Hugo Motta conversou com a imprensa e indicou que a medida provisória que estabelece o Programa Gás do Povo deve ser uma das primeiras matérias analisadas neste início dos trabalhos. Segundo o presidente da Câmara, a proposta é tratada como prioridade e pode ser votada ainda nesta segunda-feira, a depender do andamento das articulações.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Motta também confirmou a realização de uma reunião de líderes, nesta terça-feira (3/2). O encontro deve definir os próximos passos da pauta no Congresso, com foco em temas econômicos e institucionais considerados estratégicos para o governo e para a base parlamentar neste começo de 2026.

Economia
Política
Política