O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, assina, às 14h desta terça-feira (2/6), em seu gabinete, um acordo de cooperação acadêmica e científica com a Universidade de Münster, da Alemanha. O objetivo central é fortalecer a relação institucional entre o Centro de Estudos Constitucionais do Tribunal e a instituição alemã.
A parceira se concentra na execução de atividades acadêmicas, técnicas e científicas em três campos principais: Direito, Ciências Políticas e Humanas.
Dentro dessas áreas, os trabalhos serão direcionados a tópicos específicos de grande relevância jurídica, como: estrutura constitucional e de Supremas Cortes; direitos humanos; e governança judicial.
Para viabilizar esses objetivos, o acordo estabelece mecanismos práticos de intercâmbio e produção de conhecimento, incluindo compartilhamento de capital humano (professores, pesquisadores e servidores públicos de ambas as instituições poderão atuar conjuntamente), capacitação e eventos (realização de cursos, workshops e organização de eventos acadêmicos, científicos e culturais) e produção científica (desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e a produção de artigos científicos).
Saiba Mais
-
Política Flávio diz ter pedido a Trump que poupasse empresas brasileiras
-
Política STF derruba investimento compulsório de seguradoras em créditos de carbono
-
Política Erika Hilton associa tarifa dos EUA a encontro de Flávio Bolsonaro com Trump
-
Política Nelsinho Trad defende diálogo diante da proposta de taxação dos EUA
-
Política Governo americano critica o Pix e propõe tarifas de 25% sobre o Brasil
-
Política Câmara vai votar projeto que restringe poder das big techs
