
O Ministério das Relação Exteriores (Itamaraty) divulgou, nesta quarta-feira (26/8), telefones de emergência para brasileiros residentes do Nepal ou da Região Administrativa Autônoma do Tibete, na China. Os locais foram acometidos por deslizamentos de terra e enchentes.
Em nota publicada no portal do Governo Federal, o Itamaraty afirmou que recebeu a notícia da tragédia "com consternação". Um terremoto acontecido nos países nessa terça (25/8) ainda resultou em mortes e desaparecidos. No entanto, não há notícias de brasileiros entre as vítimas.
A Embaixada do Brasil em Katmandu, no Nepal, e em Pequim, na China, acompanham de perto o desenrolar dos fatos, segundo anunciou o Governo. Brasileiros que estejam no Nepal podem entrar em contato com o plantão da Embaixada pelo telefone +977 9801032381.
O número disponível para os que estiverem no Tibete é +86 138 0121 0722. Ainda há a opção de telefonar para o plantão consular geral, em Brasília, por meio do número +55 (61) 98260-0610.
O governo do Brasil expressou "profundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo do Nepal e da China", segundo afirmou em nota.
Desastre natural
O número de mortos nas inundações no Nepal aumentou para 160, segundo informações da polícia local obtidas pela AFP nesta quarta-feira (26/8). Autoridades locais disseram ainda que há centenas de desaparecidos na região de fronteira com o Tibete.
Um terremoto de magnitude 4,4 com epicentro a 10 quilômetros de profundidade pode ter causado o incidente, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A suspeita é de que o tremor tenha desencadeado uma avalanche de gelo e rochas no rio Lhende Khola, provocando inundações. A região havia passado por intensas chuvas antes, que estavam congeladas e represadas. Com o tremor, esse gelo foi rompido e a água liberada com intensidade.
Saiba Mais

Política
Política
Política
Política
Política
Política