ENCONTRO

Lula recebe Hugo Motta um dia após Republicanos apoiar Flávio Bolsonaro

Encontro ocorre em meio às conversas de Lula com para traçar estratégias para a campanha do segundo turno

Motta havia declarado apoio à reeleição de Lula no primeiro turno. Na ocasião, a direção nacional do Republicanos optou pela neutralidade -  (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Motta havia declarado apoio à reeleição de Lula no primeiro turno. Na ocasião, a direção nacional do Republicanos optou pela neutralidade - (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (8/10) o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), um dia depois de o partido do parlamentar anunciar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.

Motta havia declarado apoio à reeleição de Lula no primeiro turno. Na ocasião, a direção nacional do Republicanos optou pela neutralidade e liberou os diretórios estaduais para apoiar os candidatos de sua preferência. Para o segundo turno, no entanto, a cúpula da legenda decidiu apoiar Flávio.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

O encontro ocorre em meio às conversas de Lula com aliados depois de o presidente terminar o primeiro turno atrás do candidato do PL. A articulação política para a segunda etapa da campanha passou a ocupar parte da agenda do petista nos últimos dias.

A relação entre Lula e Motta também foi atravessada pela disputa eleitoral na Paraíba. O presidente da Câmara trabalhou pela eleição de seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos), para o Senado. Lula, porém,  apoiou Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que disputava uma das vagas contra Nabor. O petista chegou a gravar um vídeo de apoio à reeleição do senador. Veneziano acabou eleito, enquanto Nabor ficou fora do Senado.

  • Google Discover Icon
postado em 08/10/2026 19:00 / atualizado em 08/10/2026 19:00
x