INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

7 alternativas ao ChatGPT gratuitas

Conheça sete chatbots de inteligência artificial gratuitos para você ir além do ChatGPT e executar diversas tarefas

chatbots-chatgpt-bard-ia -  (crédito: Mojahid Mottakin/Unsplash)
chatbots-chatgpt-bard-ia - (crédito: Mojahid Mottakin/Unsplash)
CanalTech
postado em 08/10/2023 17:23

O universo das IAs vai além das soluções oferecidas pela OpenAI e você pode experimentar alternativas ao ChatGPT para executar tarefas do dia a dia. As ferramentas a seguir pouco devem ao principal concorrente e se destacam em uma série de particularidades — tem inteligência artificial para todos os gostos e necessidades.

7 dicas de IAs alternativas ao ChatGPT

O Canaltech preparou um guia para você experimentar sete IAs generativas e ir um além da dominância do ChatGPT nesse segmento. Confira logo abaixo:

1. Bard

O Bard é o chatbot de IA do Google e certamente o principal concorrente do ChatGPT. Você pode pedir ajuda à ferramenta para executar tarefas como planejamento de rotina, produção de conteúdo, elaborar roteiros de viagem e resolução de problemas matemáticos.

  • Disponível em: Web
O Bard é o principal concorrente do ChatGPT no segmento de chatbots inteligentes (Imagem: Reprodução/Google)

2. Bing Chat

Apesar de dispor da mesma tecnologia do ChatGPT, o Bing Chat da Microsoft se destaca por elevar a experiência de realizar pesquisas na internet através do buscador — pois é capaz de entregar resultados mais complexos e ajudar em uma série de tarefas graças ao modelo GPT-4, que o ChatGPT só oferece na versão paga.

O Bing Chat é uma alternativa ao ChatGPT, apesar de usar o mesmo modelo de linguagem do chatbot da OpenAI (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

3. LuzIA

Quem não desgruda do WhatsApp ou do Telegram vai adorar saber que é possível conversar com um chatbot inteligente sem deixar seu app favorito: é só você adicionar a LuzIA e bater papo com o assistente como se fosse um contato do mensageiro.

Você pode usar a LuzIA diretamente no WhatsApp como alternativa ao ChatGPT (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. CharacterAI

O CharacterAi se destaca por assumir diferentes personas para deixar a conversa mais divertida. Por exemplo, a ferramenta é capaz de bater papo com os trejeitos do Super Mario ou do Elon Musk. Também é possível inventar personalidades para a IA.

O CharacterAI conta com o diferencial de assumir diferentes personas no bate-papo (Imagem: Reprodução/CharacterAI)

5. Perplexity AI

O Perplexity AI é uma boa alternativa ao ChatGPT para quem precisa realizar pesquisas com direito a fontes e referências bibliográficas. Além disso, a interface do chatbot é bem simplificada e direto ao ponto — ideal se você dispensa cerimônias ao usar um app.

Alternativa ao ChatGPT, o Perplexity AI conta com o diferencial de apresentar fontes de suas respostas (Imagem: Reprodução/Perplexity AI)

6. Copy.AI

O Copy.AI é uma alternativa ao ChatGPT voltada para a produtividade — sobretudo para redatores de sites, blogs, redes sociais, materiais publicitários e afins. Outra função bem interessante do chatbot é revisar ou sugerir melhorias em textos existentes.

O Copy.AI é uma alternativa ao ChatGPT para quem procura uma ferramenta de produtividade (Imagem: Reprodução/Copy.Ai)

7. Replika

Essa IA é feita para quem gosta de bater papo, pois o Replika conversa com você como se fosse uma pessoa próxima, permitindo também a criação de um avatar. Outro fator legal do chatbot é a capacidade de oferecer uma experiência ainda mais personalizada com base em informações de diálogos anteriores.

O Replika é uma alternativa ao ChatGPT que oferece diálogos personalizados e construção avatares (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Aproveite e confira também dicas de IAs para escrever textos para sites e redes sociais e conversar com você e resolver problemas.

Trending no Canaltech:

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br