GOOGLE CLOUD SUMMIT

Google anuncia instalação dos mais potentes equipamentos de nuvem e IA da bigtech no Brasil

No Google Cloud Summit Brasil, um dos eventos de tecnologia mais esperados do ano, a gigante da tecnologia anunciou que já estão operando em São Paulo as mais avançadas unidades de processamento tensor (TPUs) da empresa

Os primeiros anúncios do Google Cloud Summit Brasil de 2025 mostraram que o país se consolida como um dos focos do Google Cloud para investimentos em tecnologias de nuvem aplicadas ao uso de inteligência artificial (IA). Além da expansão de data centers e atualizações e lancamentos de modelos avançados de IA, o CEO global da empresa, Thomas Kurian, destacou as parcerias da bigtech com o setor privado e com empresas públicas.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O Google Cloud está investindo no ecossistema brasileiro mais amplo com novas ofertas para o setor público, investimentos em educação e parcerias ampliadas. "O Brasil é um dos mercados de tecnologia que mais cresce no mundo, com uma vibrante comunidade de startups e um ecossistema de desenvolvedores", afirma Kurian.

O que foi anunciado na abertura do Google Brasil Summit 2025 pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, e outros keynote speakers nesta quarta-feira:

  • Instalação de TPUs da sexta geração do Google na região de nuvem de São Paulo e a possibilidade de rodar Gemini 2.5 no Vertex IA no país.
  • Novas ofertas Gemini for Government e Gemini for Education. O objetivo é ajudar a acelerar adoção da IA no setor público e nas universidades
  • A tradução simultânea no Google Meet chega aos assinantes do Workspace no Brasil
  • A realização, em 6 de dezembro, do Capacita+ IA na prática com Google Cloud, que tentará alcançar o Record Guiness como a maior aula híbrida de IA simultânea já realizada
  • Expansão do Google Cloud Summit para outras cinco cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, em novembro.

Trillium: unidade de processamento mais avançada do Google chega ao Brasil

Para atender a capacidade de hardware necessária ao desenvolvimento de modelos avançados com IA - treinar, ajustar e atender modelos em escala - o Google Cloud anunciou a instalação do Trillium, pela primeira vez, em São Paulo. Trata-se da sexta geração de as organizações precisam de hardware de Unidades de Processamento Tensor (TPUs) personalizadas do Google, que permite, por exemplo, que modelos Gemini e outros modelos de IA sejam usados por bilhões de usuários ao redor do mundo.

  • Leia também

O Trillium se destaca, segundo a bigtech, em treinamento e inferência em escala, alcançando desempenho de computação de pico 4x, taxa de transferência 3x e aumento de 67% na eficiência energética em relação ao seu antecessor.

Soluções para segurança e dados regulamentados

No setor público e em outros regulamentados com requisitos rígidos de soberania, latência ultra-baixa ou grande volume de dados, uma das maiores preocupações em adotar os modelos de IA mais recentes é a de comprometer a segurança das informações. Pensando em solucionar essa questão, o Google Cloud anunciou que, a partir de novembro, as organizações poderão armazenar seus dados em repouso e conduzir processamento de aprendizado de máquina no Brasil usando o Gemini 2.5 Flash do Google no Vertex AI.

Além disso, o Gemini no Google Distributed Cloud (GDC) air-gapped já está disponível no Brasil. Organizações em todo o Brasil podem usar os modelos Gemini mantendo os dados em seus próprios data centers. O GDC é uma solução de nuvem local gerenciada pelo Google, oferecida em configurações com e sem isolamento físico (air-gap) e conectadas. Integram também o GDC o Vertex AI, banco de dados como serviço (DBaaS), infraestrutura como serviço (IaaS), controles de segurança de ponta a ponta, entre outros. um dos exemplos do uso do conjunto de ferramentas é o Serpro, empresa estatal de tecnologia da informação do Brasil.

Agentspace permite criar, gerenciar e adotar agentes de IA

Novidades no Agentspace também foram incluídas na abertura do Google Cloud Summit. A ferramenta fornece uma plataforma única para criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala. Alguns dos usos possíveis são encontrar informações de toda a organização, sintetizá-las e entendê-las com a inteligência multimodal da Gemini e agir com base nelas com agentes de IA.

Nova plataforma para o setor público: Gemini for Government

O conjunto de serviço ancorado no Agentspace foi adaptado para ajudar empresas públicas em todo o Brasil a acelerar a adoção de IA, aprimorar serviços para cidadãos e melhorar a eficiência operacional. O Gemini for Government fornece uma plataforma de IA que inclui recursos avançados de pesquisa empresarial do Google, ferramentas multimodais para geração de vídeo e imagem e o NotebookLM, para pesquisa e análise.

Treinamento híbrido em IA que pode entrar para o livro dos recordes

O Google Cloud anunciou o ‘Capacita+ aprender IA com o Google Cloud’ , que pretende se tornar o maior evento de treinamento híbrido do Google Cloud na América Latina. O público-alvo são 200 mil profissionais não técnicos e estudantes, que serão treinados em IA generativa com o Gemini em um dia, em parceria com 50 universidades em 10 países. O programa tem como objetivo estabelecer o título do Guinness World Records para a maior classe de IA híbrida e simultânea já realizada.

Outra ferramenta do Google Cloud disponível para essa área é o Gemini for Education, também ancorado em Agentspace.

Google Cloud Summit chega a mais cinco cidades brasileiras

Além de inaugurar o primeiro Cloud Space da América Latina, em São Paulo, a bigtech anuncia a expansão do Google Cloud Summit para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife em novembro. A iniciativa será realizada em conjunto com os parceiros do ecossistema do Google Cloud. O escritório do Cloud Space foi criado para atender a demanda de clientes do Google Cloud para as mais diversas demandas de qualificação e solução de problemas, em temas relacionados a IA ou a outros aspectos do desenvolvimento corporativo.

Tradução simultânea no Google Meet chega aos assinantes do Workspace

Um dos anúncios mais celebrados pelo público nesta manhã foi o do lançamento do recurso de tradução simultânea em fase alpha para assinantes do Workspace no Brasil. A experiência de tradução no Meet, plataforma de videoconferência, permite que palavras faladas sejam traduzidas para o idioma preferido do ouvinte — quase em tempo real, com baixa latência, preservando a voz, o tom e a expressão. Os assinantes no Brasil que testarem essa experiência poderão traduzir português, espanhol, italiano, francês e alemão para o inglês.

Mariana Niederauer/C.B/D.A/Press - Correio no Google Cloud Summit Brasil

Principais Anúncios e Novidades do Google Cloud Summit Brasil 2025

  • Infraestrutura e hardware:

    • Instalação da sexta geração de Unidades de Processamento Tensor (TPUs), chamadas Trillium, na região de nuvem de São Paulo, o que aumenta a capacidade de processamento de IA.

    • O Trillium oferece desempenho de computação 4x superior, 3x mais taxa de transferência e 67% mais eficiência energética em comparação ao modelo anterior.

  • Soluções e modelos de IA:

    • Lançamento do Gemini for Government e Gemini for Education, com o objetivo de acelerar a adoção de IA em instituições públicas e universidades.

    • Disponibilidade do Gemini 2.5 Flash no Vertex AI no Brasil a partir de novembro, permitindo que empresas armazenem e processem dados de machine learning no país.

    • A ferramenta Agentspace foi anunciada para auxiliar na criação, gerenciamento e adoção de agentes de IA em larga escala.

    • O Gemini no Google Distributed Cloud (GDC) com isolamento físico já está disponível para uso em data centers locais de clientes no Brasil.

  • Ações e eventos no Brasil:

    • O evento "Capacita+ IA na prática com Google Cloud" será realizado em 6 de dezembro e tentará alcançar o recorde mundial de maior aula híbrida de IA simultânea, visando treinar 200 mil profissionais e estudantes.

    • O Google Cloud Summit será expandido para mais cinco cidades em novembro: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.

    • O primeiro Cloud Space da América Latina foi inaugurado em São Paulo para atender a clientes.

  • Recursos para o workspace:

    • A tradução simultânea no Google Meet chega para assinantes do Workspace no Brasil, permitindo a tradução quase em tempo real de português, espanhol, italiano, francês e alemão para o inglês.

*A jornalista viajou a convite do Google

Mais Lidas