“Estou no banheiro”, declarou o funcionário ao responder a cliente pelo interfone da loja do McDonald’s. “Você está admitindo a um cliente que está no banheiro? Fazendo o quê?”, questionou Zuri, que ouviu na sequência a resposta direta do funcionário: “Preciso fazer xixi. Como posso atender um pedido se estou no banheiro?”.
No vídeo, que passou de 1 milhão de visualizações, o diálogo prossegue com Zuri tentando pedir um pacote de batata frita. Diante de risadas e do inconformismo da cliente, o funcionário pergunta: “Não tenho direito de ir ao banheiro porque você quer uma batata frita pequena?”.
Enquanto alguns seguidores expressaram perplexidade pelo fato, outros exaltaram o funcionário pela sinceridade e questionaram as condições de trabalho nas redes de fast food.
O McDonald's foi criado em 1940. A primeira loja, inaugurado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald na cidade de San Bernardino, Califórnia, revolucionou a indústria alimentícia com seu sistema inovador de 'fast food'.
A fundação 'oficial', no entanto, é creditada ao empresário Ray Kroc em 15 de abril de 1955. Conheça essa e outras curiosidades sobre uma das maiores redes de 'fast food' do mundo!
Em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald inovaram ao introduzirem um novo conceito de restaurante que se concentrava em um menu limitado, velocidade no serviço e preços acessíveis.
Em 1954, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake, viu o potencial do restaurante dos irmãos McDonald e propôs a ideia de expandir a franquia.
A abertura da primeira franquia sob a gestão de Ray Kroc ocorreu em 1955, em Des Plaines, Illinois, marcando o início da expansão global do McDonald's.
A partir dali, o foco em hambúrgueres, batatas fritas e milkshakes de alta qualidade, a preços acessíveis e servidos rapidamente, conquistou o público americano e lançou as bases para o que se tornaria uma das maiores redes de restaurantes do mundo.
Além de ter sido pioneiro na padronização de processos e ingredientes, o McDonald's se tornou uma das maiores cadeias de restaurantes do mundo. A partir da década de 1960, a marca se espalhou rapidamente por todo o mundo, adaptando seus produtos e serviços às culturas locais sem perder sua identidade.
A marca investiu pesadamente em marketing, criando mascotes icônicos como Ronald McDonald e campanhas publicitárias memoráveis.
O McDonald's se tornou um símbolo da cultura americana, influenciando hábitos alimentares e costumes em todo o mundo.
A decoração das unidades também varia, refletindo a cultura local. Por exemplo, o McDonald's na China pode ter elementos decorativos tradicionais chineses.
Os preços dos itens do menu podem variar de acordo com o país ou região, devido a fatores como custos de mão de obra e impostos.
Um índice de 2022 feito pela revista 'The Economist' revelou que o Brasil está na 22ª posição entre as nações onde o Big Mac tem os maiores preços. Na época, o Big Mac mais caro do mundo era o da Suíça e o mais barato, o do Egito.
O restaurante McDonald's mais ao norte do mundo fica localizado em Rovaniemi, na Finlândia. Antes, esse recorde pertencia à unidade de Murmansk, na Rússia, mas ele foi fechado em 2022.
No Brasil, a primeira unidade de McDonald's foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1979, na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Atualmente, a rede conta com cerca de 3.100 unidades espalhadas pelo país (entre restaurantes, quiosques e McCafés). Além disso, o McDonald's é um dos maiores empregadores do Brasil, com quase 35 mil funcionários.
Apesar do sucesso estrondoso, o McDonald's enfrenta desafios no século 21. Mudanças nos hábitos alimentares, com a crescente busca por opções mais saudáveis, e a concorrência acirrada de outras redes de fast food exigem constante reinvenção da empresa.
A marca investe constantemente em novas tecnologias, além de já ter expandido seu menu com alternativas vegetarianas e veganas em busca se adaptar às demandas de um público cada vez mais consciente.
A empresa, aliás, está longe de ser livre de críticas. O impacto dos seus alimentos na saúde, o modo como tratam seus funcionários e outras práticas comerciais já foram alvos constantes de reclamações.
Em 1990, ativistas de um pequeno grupo britânico chamado London Greenpeace distribuíram panfletos com o dizer 'O que está errado com o McDonald's?', criticando a empresa por questões ambientais, de saúde e trabalhistas.
Pesquisas já mostraram que o McDonald's é uma das marcas que mais produzem lixo em todo o mundo. Desde que começou a receber críticas por suas práticas ambientais na década de 1970, a empresa reduziu bastante o uso de materiais que não podem ser reciclados.