No Japão, por exemplo, é uma tradição presentear as pessoas com frutas. Algo que está enraizado na cultura e uma prática que transcende a mera troca de objetos.
Ao contrário de presentes convencionais, como joias ou bolsas de grife, as frutas ocupam um lugar especial no coração dos japoneses, oferecendo uma experiência única e luxuosa.
Oferecer frutas como presente vai além de uma simples expressão de gratidão. Ã? uma prática profundamente enraizada no Japão. Desde os rituais budistas até as oferendas nos altares xintoÃstas, as frutas desempenham um papel significativo.
A produção de frutas no Japão é considerada uma obra de arte, onde a qualidade supera a quantidade. Desde a seleção rigorosa de sementes até o cuidado manual com cada muda. Assim, os produtores dedicam-se com zelo, desde o cuidado com os botões até a poda cuidadosa para concentrar os nutrientes em frutos especÃficos.
O cuidado com as frutas se estende às lojas, que mais se assemelham a butiques de luxo ou joalherias do que simples estabelecimentos de hortifrúti. Marcas renomadas, como a Senbikiya, elevam a experiência a um patamar superior.
Além das raízes culturais, a escolha de presentear com frutas também está associada à sazonalidade. Elas permitem que as pessoas experimentem das cores vibrantes até sabores e aromas distintos.
As frutas acrescentam um toque especial aos presentes, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, conecta as pessoas com a natureza ao longo do ano e são exibidas como verdadeiras obras-primas.
No canal Sansei, em que o youtuber Cristiano mostra seu dia a dia e curiosidades do mundo nipônico, o preço das frutas também ganhou destaque. A moeda no Japão é o iene, porém os valores aqui apresentados já estão devidamente convertidos para o real. A mini melancia, por exemplo, custa cerca de R$ 76,91.
De acordo com o canal Sansei, o Melão Sembikiya tem o valor de R$ 170,00. Os melões como os Sembikiya, com polpa verde clara, ou os Yubari King, com polpa alaranjada, representam o auge do luxo frutífero japonês.
Um pequeno limão, por exemplo, tem o preço de R$ 8,51, de acordo com o canal Sansei.
O alto valor pode assustar, porém se justifica por como a cultura japonesa enxerga as frutas, a agricultura e o cultivo no país. Uma manga equivale a R$ 110,66.
Se a mini melancia já é considerada cara para os padrões brasileiros, a melancia de tamanho normal equivale a R$ 170,91.
O abacaxi custa cerca de R$ 21,28, e pode ser considerado um dos mais baratos pelas frutas apresentadas no canal Sansei em seu vídeo.
Na mesma faixa de preço do abacaxi está o kiwi amarelo, que gira em torno de R$ 21,28. O kiwi gold tem uma forma mais ovalizada que o comum, polpa amarela em vez de verde e a tradicional casca castanha, coberta de pilosidades. A polpa contém as conhecidas pequenas sementes pretas e comestíveis.
A banana, uma das frutas mais queridas do Brasil, custa cerca de R$ 12,74 nos hortifrutis do Japão.
Entre as frutas apresentadas, a mais barata é a laranja, que custa cerca de R$ 5,50.
Outro canal que mostrou o preço das frutas no Japão foi o Kiyohito Koga. De acordo com o que eles mostraram para o espectador, a tangerina custa R$ 18,17.
De acordo com o canal, os morangos custam cerca de R$ 14,53 em solo japonês. Eles foram introduzidos no Japão no final do período Edo (1603-1868) e foram chegaram da Holanda, para fins ornamentais.
A youtuber Leticia Takeshita também fez um vídeo sobre os preços das frutas no Japão. De acordo com o que ela mostrou, o pêssego tem o valor de R$ 60,35.
O limão siciliano no Japão custa R$ 10,70 nos hortifrutis japoneses.
Se a unidade e pacotes já são considerados caros, a caixa de frutas é considerada uma obra de arte e utilizada com o presente no Japão. Segundo a youtuber Leticia Takeshita, o preço da caixa gira em torno de R$ 210,00.
A youtuber Rafaela Kaori é outra a falar sobre o mundo nipônico e os preços das frutas no Japão. A pera, por exemplo, custa R$ 9,10.