Flipar

Seriado ‘Chaves’: veja por onde andam os atores do programa que estão vivos


Criado por Roberto Gómez Bolaños, que também interpretava o personagem principal, o seriado “Chaves” é sucesso na América Latina há mais de 50 anos.

Por Flipar
Reprodução

A produção da mexicana Televisa, com o nome original de “El Chavo del Ocho”, estreou em 1971 e teve transmissões inéditas até 1990.

Reprodução

'Chaves' voltou ao noticiário no Brasil com o lançamento da série documental 'Chespirito: Sem Querer Querendo', da HBO Max, que revela bastidores da produção.

Reprodução do site IMDB

Infelizmente, muitos dos célebres atores do adorado programa humorístico já morreram - caso do próprio Bolaños, que fazia o Chaves e partiu em 2014, aos 85 anos.

Reprodução

No entanto, cinco atores do elenco estão vivos. Veja a seguir o que faz cada um deles atualmente!

Reprodução do Instagram @chespirotadas

Ana Lilian de la Macorra, a Paty - Nascida na Cidade do México em 27/11/1957, ela fez o papel da personagem a partir de 1978, em 20 episódios.

Reprodução de vídeo SBT

Ela foi a terceira atriz a atuar como Paty, além de ser a que ficou mais famosa no papel da “namoradinha do Chaves”. As outras foram Patty Juárez, Rosita Bouchot e Paty Strevel.

Reprodução de vídeo SBT

Ana Lilian de la Macorra, que também foi assistente de produção na Televisa, trabalha atualmente como psicóloga na capital do México. Ela é casada e tem dois filhos.

Reprodução de vídeo SBT

Carlos Villagrán, o Quico - Ator fez um dos mais queridos personagens da série, o filho bochechudo de Dona Florinda, famoso por bordões como “Você não vai com a minha cara?” e “Gentalha, gentalha!”.

Reprodução do Instagram @carlos_kiko1

Após o fim do seriado, Villagrán deu sequência à carreira solo com o personagem, mas enfrentou disputas pelos direitos autorais com Bolaños e registrou a nova grafia “Kiko” para seguir trabalhando. Em 1991, a TV Bandeirantes chegou a exibir no Brasil episódios da série “Kiko e Sua Turma”.

Reprodução do Instagram @carlos_kiko1

Nascido na Cidade do México em 12 de janeiro de 1944, Carlos Villagrán está com 81 anos Após anunciar pausa na carreira por conta de um câncer, ele voltou a se apresentar ao público em um circo no Peru, dia 25/07/2025.

Reprodução do Instagram @carlos_kiko1

Edgar Vivar, o Nhonho e Senhor Barriga - O ator encarnou na série os dois personagens, pai e filho. O primeiro deles famoso por sempre cobrar em vão os alugueis atrasados do Seu Madruga.

Montagem/Reprodução/Divulgação

Nascido em 28 de dezembro de 1948 na Cidade do México, Vivar declarou em entrevista recente que parou de reviver os personagens por questões emocionais e de saúde.

Reprodução do Instagram @varedg

No fim de 2024, ele esteve no Brasil para um evento e contou sobre o seu processo de emagrecimento após uma cirurgia bariátrica realizada 16 anos atrás. 'Eu era reconhecido como Senhor Barriga, então, para mim, era como se estivessem me apontando e dizendo que eu estava gordo. Mas era um problema meu, não do público. Finalmente isso se incorporou na minha vida'.

Reprodução do Instagram @varedg

Florinda Meza, a Dona Florinda e Pópis - Casada oficialmente com Roberto Bolaños de 2024 até 2014, quando o ator morreu, ela ficou famosa pela dona de casa que cercava o filho Quico de mimos e se derretia pelo Professor Girafales.

Reprodução do Instagram @chespirotadas

Natural da cidade de Juchipila, Florinda Meza nasceu em 8 de fevereiro de 1949. Além de atriz, ela tem carreira de cantora, roteirista, diretora e produtora.

Reprodução do Instagram @chespirotadas

Embora a sua união com Bolaños tenha durado 27 anos - somado o período juntos antes do casamento oficial -, Florinda não é mãe de nenhum dos seis filhos do ator e produtor. Todos nasceram do casamento anterior dele com Graciela Fernández.

Reprodução do Instagram @florindamezach1

María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha - Atriz também está entre as mais queridas do público por sua interpretação da filha sardenta e banguela do Seu Madruga. Ela já veio diversas vezes ao Brasil e foi recepcionada pelos fãs.

Reprodução do Instagram @lachilindrina_oficial

A atriz nasceu no dia 4 de dezembro de 1949 na cidade mexicana de La Lagunilla. Em 2022, ela entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, com “a mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil” - foram 48 anos e 261 dias no papel de Chiquinha - La Chilindrina, no original.

Reprodução/ Chaves

No dia 28/07, Maria Antonieta de las Nieves deu entrevista ao programa da TV peruana “Esta Noche” e causou preocupação nos fãs por parecer cansada e com dificuldades para falar. Desde 2013, ela convive com um quadro de fibromialgia, condição que provoca dores crônicas e outros sintomas debilitantes

Reprodução do Instagram @lachilindrina_oficial