GOVERNO LULA

AGU cobra que redes sociais removam fake news sobre Dino e Marielle

Advocacia-Geral da União quer que Facebook, X (também conhecido como Twitter) e Kwai removam postagens que associam o ministro do STF Flávio Dino ao assassinato de Marielle Franco

Postagens falsas associam o ministro Flávio Dino, do STF, ao assassinato de Marielle Franco -  (crédito: Gustavo Moreno/SCO/STF)
Postagens falsas associam o ministro Flávio Dino, do STF, ao assassinato de Marielle Franco - (crédito: Gustavo Moreno/SCO/STF)
postado em 28/03/2024 17:22 / atualizado em 28/03/2024 17:23

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, na quarta-feira (27/3), às plataformas digitais Facebook, Twitter (atualmente X) e Kwai notificações pedindo a remoção de postagens que relacionam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino ao deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ). O parlamentar é suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

As postagens utilizam-se de um vídeo do ministro do STF ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e legendas indicam que Brandão seria o deputado Brazão, suspeito no caso.

A AGU identificou uma listagem de 136 postagens com o material, sendo 79 no Facebook, 40 no Twitter e 17 no Kwai. Segundo o órgão, essas publicações alcançaram cerca de um milhão de visualizações e surgiram as primeiras postagens ainda no domingo, logo após a prisão dos suspeitos.

AGU diz que as publicações seguem disponíveis aos usuários, mesmo desrespeitando os termos de usos das plataformas sobre conteúdo fraudulento. O órgão cobra das empresas a remoção do material no prazo de até 24 horas, medida que a AGU apontou, em nota, que a rede Kwai já acolheu excluindo as notícias falsas identificadas.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação