Redes sociais

Toffoli vai liberar para julgamento ação sobre responsabilização de big techs

STF deve analisar um dos artigos do Marco Civil da Internet que trata sobre a responsabilidade das plataformas por conteúdos de usuários

A decisão de Toffoli para retomar julgamento da ação ocorre no momento em que o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), lança ataques contra o Supremo -  (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
A decisão de Toffoli para retomar julgamento da ação ocorre no momento em que o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), lança ataques contra o Supremo - (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
postado em 09/04/2024 15:12 / atualizado em 09/04/2024 15:12

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que vai liberar, para julgamento, uma ação que trata da responsabilização dos provedores de redes sociais pelos conteúdos gerados por terceiros. O tema exige análise do artigo 19 do Marco Civil da Internet e gera pressão pela regulamentação das redes sociais no país. De acordo com o magistrado, o processo deve ser disponibilizado até junho deste ano.

Toffoli tinha suspendido o julgamento do caso no ano passado, quando o Congresso começou a analisar o PL das Fake News, que visa combater a disseminação de informações falsas, prevê a responsabilidade das empresas sobre os conteúdos e garante financiamento para o jornalismo profissional.

No entanto, em comunicado realizado nesta terça-feira (9/4), o magistrado destaca que, como o Congresso não votou o PL das Fake News, retorna a necessidade de que o Supremo se debruce sobre o tema, a fim de criar padrões mínimos para responsabilização dos provedores. Ele afirma que faltam algum ajustes no voto e que, após as alterações, vai encaminhar para ser pautado.

A decisão de Toffoli ocorre em um momento em que o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), lança ataques contra o Supremo. Ele acusou o ministro Alexandre de Moraes de interferir na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de atuar para censurar opositores, por meio de decisões judiciais. Musk prometeu publicar essas determinações na rede social, mas até a publicação desta matéria não cumpriu o que disse.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação