tragédia

PF tenta identificar corpos à deriva no PA; Marinha termina de rebocar barco

O barco, fabricado com fibra de vidro, possui cerca de 13 metros de comprimento e foi encontrado no último sábado por um grupo de pescadores

O barco, fabricado com fibra de vidro, possui cerca de 13 metros de comprimento e foi encontrado no último sábado -  (crédito: Reprodução/Polícia Federal)
O barco, fabricado com fibra de vidro, possui cerca de 13 metros de comprimento e foi encontrado no último sábado - (crédito: Reprodução/Polícia Federal)
postado em 16/04/2024 03:55 / atualizado em 16/04/2024 14:17

A Polícia Federal informou que ainda está em curso a análise e investigação preliminar da identidade dos corpos encontrados na embarcação à deriva no litoral paraense. O reboque do barco foi finalizado na noite de ontem pela Marinha. De acordo com testemunhas, o número de corpos pode chegar a 20 pessoas, mas "ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade e causa da morte das vítimas", informou a PF.

O barco, fabricado com fibra de vidro, possui cerca de 13 metros de comprimento e foi encontrado no último sábado por um grupo de pescadores que filmaram o achado e declararam que os corpos já estavam em estado de decomposição. Em nota, a Marinha afirmou que a embarcação foi encontrada sem motores ou quaisquer sistemas de propulsão e direção. "Além disso, não apresenta sinais de danos estruturais, indicando não ter passado por naufrágio", acrescentou.

Os corpos serão analisados pelo Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados exames e protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI), procedimento usado pela Interpol. O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, Felipe de Moura Palha, anunciou a abertura de duas investigações, uma criminal e outra civil. "Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes", acrescentou o MPF.


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br