Brasil

Caso Neymar: o que se sabe até agora sobre a acusação de estupro

Desde que veio à tona, caso teve troca de acusações e divulgação de fotos e vídeos

postado em 06/06/2019 16:42
Caso Neymar e Najila TrindadeCinco dias depois da acusação de estupro feita pela modelo Najila Mendes de Souza contra o jogador Neymar da Silva Santos Júnior, da Seleção Brasileira e do Paris Saint Germain (PSG), novos detalhes sobre o encontro entre os dois são revelados a cada dia. Veja a seguir o que já se sabe e o que permanece inexplicado na história.

Como Najila e Neymar se conheceram?
Segundo Najila Mendes, eles se conheceram por meio da rede social Instagram. Em entrevista ao SBT, ela disse que mandou uma foto dela, que não era ;nude;, para o jogador. Ele, então, teria respondido e passado a trocar mensagens pelo WhatsApp. Nesse segundo momento, fotos íntimas foram enviadas pela modelo. Essas conversas chegaram a ser exibidas por Neymar em um vídeo postado no Instagram, com o objetivo de mostrar que o encontro havia sido consensual. A rede social, no entanto, removeu depois as cenas, devido às fotos íntimas.

Quando ocorreu o encontro?
[SAIBAMAIS]De acordo com o boletim de ocorrência registrado por Najila após retornar ao Brasil, ela viajou em 14 de maio e, no dia seguinte, chegou à capital francesa, se hospedando no hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe. Najila registrou que os dois se encontraram em 15 de maio. A informação bate com a troca de mensagens entre eles compartilhada por Neymar.

Neymar pagou pela viagem?
Em entrevista ao SBT, Najila afirmou que Neymar pagou pela viagem. Ela conta que disse ao jogador que não poderia ir à Frnça por questões financeiras, mas que o atacante disse que resolveria isso.

Neymar e Najila tinham intenções prévias de manter relações sexuais?
Sim. Ao canal, Najila afirmou que o objetivo do encontro era mesmo sexual. "Conversei com ele como uma pessoa comum. Era um intuito sexual. Era um desejo meu. Acho que ficou até claro pra ele isso", disse. Além disso, a troca de mensagens exibida por Neymar no vídeo em que ele se pronunciou sobre o caso deixa clara a intenção dos dois.

O que Najila diz que ocorreu durante o encontro?
Na ocorrência policial, consta, segundo a versão de Najila, que Neymar chegou por volta das 20h ao hotel, aparentemente embriagado, e após os dois conversarem e trocarem carícias, o jogador se tornou agressivo e "mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima".
Na entrevista à tevê, Najila afirmou que os dois trocaram carícias e ficaram nus de forma consentida. O estupro teria acontecido depois de ela se recusar a ter relações sexuais sem o uso de camisinha. De acordo com o relato da modelo, depois de ouvir a recusa, Neymar teria forçado a relação sexual e batido com força em suas nádegas.

O que Neymar diz que ocorreu?
No mesmo dia em que a acusação de estupro veio a público, Neymar postou um vídeo de 7 minutos no Instagram para se defender. Ele afirmou que foi pego de surpresa com a notícia. "Muito ruim e muito triste escutar isso. Quem me conhece, sabe do meu caráter e da minha índole e sabe que eu jamais faria isso", disse.

O jogador também alegou que estava sendo vítima de um golpe. "É muito ruim acreditar que o mundo está assim. Que existem pessoas que querem se aproveitar e extorquir outras pessoas. Realmente triste e doloroso", contou.

Para dizer que o ato sexual foi consensual, Neymar postou trechos das conversas entre os dois, desde quando começaram a se falar no WhatsApp até a noite do dia seguinte ao primeiro encontro. A publicação foi removida pela rede social por conter imagens de Najila seminua.

Por que Najila demorou a prestar queixa?
Na entrevista ao SBT, Najila afirmou que precisou de um tempo para compreender tudo que aconteceu. "Tive que assimilar todo o acontecimento. Depois que eu entendi que ele me violou e me violentou, eu decidi fazer justiça. No primeiro momento, eu não consegui reagir devido aos traumas", disse. Depois, ela acrescentou que manteve contato com o jogador para provar que tinha sido vítima de violência.

Houve um segundo encontro entre os dois?
Circula nas redes sociais, desde a noite de quarta-feira (5/6), trecho de um vídeo gravado por Najila que mostra um desentendimento entre os dois. No quarto do hotel, ela agride o jogador com tapas e menciona um encontro anterior: "Ontem você me agrediu", grita ela na filmagem.

Segundo o novo advogado de Najila, Danilo Garcia de Andrade, o vídeo foi gravado no segundo dia em que ele estava na França. "Ela queria provar através do vídeo que tinha sofrido agressões, que houve relacionamento sexual sem preservativo e não consensual", disse.

[VIDEO1]

O que diz o exame médico que Najila fez no Brasil?
Já no Brasil e seis dias após o encontro, ela se consultou com um gastroenterologista em um hospital particular de São Paulo. O documento sobre a consulta vazou na internet e o conteúdo dele foi confirmado como verdadeiro pelo a unidade de saúde.

Nele consta que, após ela informar sobre dores, trauma, ansiedade e consumo de remédio para dormir, o médico aventa, como hipótese, "que a paciente sofra de síndrome dispética (conjunto de sintomas de natureza gástrica), transtorno misto ansioso e drepressivo e traumatismos superficiais múltiplos não especificados;. O relatório traz ainda duas fotos produzidas pelo médico dos glúteos da paciente, feitas com autorização dela.

Najila tentou extorquir Neymar?
É o que diz o jogador. A modelo nega. De acordo com o pai de Neymar,. No mesmo dia em que o caso veio à tona, ele afirmou que, após o primeiro encontro, a jovem quis voltar a encontrar Neymar, mas ele não quis e a partir dali, tentou extorqui-lo, assim como a sua família.

No vídeo publicado no Instagram, o craque também reforçou estar sendo vítima de extorsão. Na mesma data, a assessoria dele reafirmou a acusação e disse que ;todas as provas da tentativa de extorsão e da inexistência de estupro serão apresentadas à Autoridade Policial oportunamente".

Por que Najila mudou de escritório de advocacia?
O escritório de advocacia Fernandes e Abreu Advogados rescindiu o contrato com a cliente. Em carta aberta, quando procurou os serviços da firma.

Sobre isso, Najila disse ao SBT que o advogado não acreditava em sua história e sugeria que a agressão seria mais fácil de provar. "Senti preconceito da parte dele", afirmou. Ainda de acordo com ela, os advogados eram contra ele registrar ocorrência na polícia e, segundo ela, eles deixaram o caso após ela denunciar.

O que o repórter Mauro Naves tem a ver com a história?
Ao final do Jornal Nacional dessa quarta-feira (5/6), a TV Globo anunciou que jornalista esportivo Mauro Naves foi afastado da área de esporte da emissora por ter se envolvido diretamente no caso Neymar. Mauro Naves passou o contato do pai do Neymar para o primeiro advogado da modelo. O afastamento, de acordo com a emissora, será até o fim das investigações.

O que pode acontecer com Neymar?
Após ser cortado do elenco da Seleção Brasileira para a Copa América devido a uma contusão, Neymar terá tempo para se dedicar à defesa dele em dois inquéritos. Além da acusação de estupro, o jogador é investigado por ter cometido crime de divulgar imagens íntimas da mulher que o acusou, ao postar as conversas no Instagram.

Ela prestará um depoimento, nesta sexta-feira (7/6), na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Em caso de condenação, a pena prevista no Código Penal é de reclusão de um a cinco anos.

A investigação de estupro ocorre em sigilo. A delegacia responsável pelo caso quer voltar a ouvir Najila e saber por que ela não mencionou o segundo encontro com Neymar no boletim de ocorrência. A Lei prevê de 6 a 10 anos de prisão para o crime de estupro.

O que aconteceu em casos recentes com jogadores acusados de estupros?
Acusações de estupro não são novidade no futebol. Recentemente, o atacante Cristiano Ronaldo foi denunciado. Em março de 2018, a norte-americana Kathryn Mayorga afirmou que o português teria forçado relações sexuais com ela em Las Vegas, nos Estados Unidos, nove anos antes. O atleta negou ter cometido o crime.

Nessa quarta-feira (5/6), um site chegou a informar que o caso teria saído da justiça norte-americana. Mas, de acordo com a advogada de Kathryn, o caso apenas mudou de jurisdição.

O atacante Robinho, ex-Atlético e Santos e atualmente no futebol turco, também foi denunciado por uma mulher albanesa quando atuava pelo Milan, em 2013. Ela alegou ter sofrido um estupro coletivo em uma casa noturna em Milão. O brasileiro foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana, mas recorreu e segue em liberdade enquanto o caso ainda está em curso.

Atualmente no Brasiliense, o atacante Jobson foi acusado de ter abusado sexualmente de duas garotas menores de idade, que alegaram ter sido alcoolizadas e abusadas. O atacante, que viveu a melhor fase da carreira no Botafogo entre 2009 e 2015 e teve sérios problemas com drogas, foi condenado e chegou a ser preso em junho de 2016, sendo solto três meses depois.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação