Jornal Correio Braziliense

Brasil

O básico desta sexta-feira (26/7): confira as principais notícias do dia

Uma nação hackeada, privatização do Mané Garrincha e as apostas de agito para o fim de semana: feche o dia sabendo as principais notícias desta sexta-feira (26/7)

Uma nação hackeada

O histórico de hackers a autoridades continua dando o que falar. Nesta sexta, o destaque ficou por conta da divulgação do depoimento do suposto invasor Walter Delgatti apontando que a ex-deputada Manuela D;Ávila teria sido a via de chegada ao jornalista Glenn Greenwald. Manuela se pronunciou explicando sua versão do ocorrido.

O ministro Sergio Moro decretou uma portaria que facilita a deportação e prisão de estrangeiros. Greenwald, que é norte-americano, respondeu por rede social que o ato seria um ;terrorismo;.

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado por parentes de Jair Bolsonaro para viagem de casamento do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) ; filho do chefe do executivo nacional, que ocorreu em maio deste ano. Entre os convidados que usaram a aeronave, esteve um sobrinho do presidente.

Ainda sobre a liberação do FGTS pelo governo, o dia foi marcado pela negação de Bolsonaro em relação a crença de que o Congresso possa aumentar o valor liberado. Sobre o assunto, o presidente também defendeu que os R$ 500 ajudam a preservar o programa Minha casa, minha vida.

Privatização de peso

O estádio Mané Garrincha está oficialmente sob a responsabilidade da iniciativa privada. O governador Ibaneis Rocha assinou nesta sexta o contrato de concessão pública do complexo esportivo.

Ainda em notícias da cidade, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alertou sobre importantes mudanças no trânsito para este sábado (27/7). No Plano Piloto, 12 carros que praticavam racha foram apreendidos pelo Dentran em ação durante a madrugada. Em Taguatinga, o dia teve um susto depois que um princípio de incêndio restringiu o atendimento no Pronto Socorro do hospital local.

A eleição para a escolha de conselheiros tutelares está mantida para este fim de semana. A votação tinha sido suspensa, mas um magistrado revogou a decisão.

Agito para o fim de semana

Para os planos de diversão, a capital está cheia de opções. No Capital Moto Week terá vários shows, entre eles o do grupo Jota Quest. No Na Praia o destaque fica com o funkeiro Kevin O Chris.