Cidades

Resumo do dia: veja o que foi notícia sobre o coronavírus no DF nesta sexta

Investigação do MPT sobre condições de trabalho nos hospitais, projeção de mortes aumento de casos estão entre as notícias

1. Reabertura -MPDFT cobrou protocolos e fiscalização constante nos comércios. Os integrantes da força-tarefa montada para acompanhar a pandemia estão preocupados com o aumento de casos após a abertura do comércio. 

2. Casos Projeção da Codeplan estima um total de 25 mil casos e 659 óbitos até 23 de junho no DF. Atualmente, o Distrito Federal tem 8,3 mil diagnosticados e 132 mortes causadas pela covid-19. No entanto, no números podem ser maiores. Nos cemitérios, houve 178 enterros de pessoas com suspeita ou confirmação da doença. 

3. Hospitais - Hospitais públicos do DF têm 36,51% dos leitos ocupados. Ao todo, são 504 leitos de enfermarias disponíveis para o tratamento de covid-19 no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Hospital de Campanha do Mané Garrincha. A Secretaria de Saúde criou uma comissão para monitorar leitos de UTI enquanto o MPT abriu inquérito para investigar as condições trabalho na saúde após denúncias de enfermeiros sobre a disponibilidade dos EPIs. Já o Sesc desistiu de construir um hospital de campanha prometido há algumas semanas e decidiu investir na compra de material. A Embaixada dos Países Baixos homenageou profissionais do Hran com buquês de flores.
 
4. Mortes - O DF bateu novo recorde de mortes em 24 horas: foram 10 registros. Total de óbitos chega a 154 e número de infecções confirmadas está próximo de 9 mil. Desses, mais da metade se recuperou.
 
5. Isolamento social - A tradicional festa de Pentecostes de Taguatinga será celebrada on-line. A benção das velas foi adiada para agosto, caso seja seguro, informaram os organizadores.