PRESERVAÇÃO

Dia do Meio Ambiente: 5 desastres ambientais recentes para não esquecer (ou repetir)

Manchas de óleo no litoral, incêndios na Chapada dos Veadeiros e no Pantanal e rompimentos das barragens em Brumadinho e Mariana estão entre os tristes marcos que não deveriam se repetir

Jonatas Martins*
postado em 05/06/2021 15:28
 (crédito: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
(crédito: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um esforço para conscientizar sobre a importância de proteger e valorizar os recursos naturais, além de chamar atenção sobre problemas ambientais que assolam os ecossistemas ao redor do mundo — como o desmatamento, a exploração do solo e as queimadas.  

No Brasil, os desastres ambientais têm devastado diversos pontos do país nos últimos anos. Manchas de óleo no litoral, incêndios na Chapada dos Veadeiros e no Pantanal e rompimentos das barragens em Brumadinho e Mariana estão entre os tristes marcos. Relembre os casos: 

Óleo no litoral do Nordeste e do Sudeste (2019)

Manchas de óleo atingiram o litoral brasileiro no segundo semestre de 2019. Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha Brasileira apontam que foram afetadas 1.009 localidades, em ao menos 130 municípios de 11 estados diferentes.

O evento prejudicou a biodiversidade marinha com a morte de animais, dano a arrecifes e a áreas de proteção ambiental e a poluição das zonas costeiras. Além disso, o óleo comprometeu atividades econômicas como a pesca e o turismo nas regiões afetadas.

Espaços como o berçário marinho do Delta do Rio Parnaíba, localizado entre o Piauí e o Maranhão, e o arquipélago dos Abrolhos, área mais rica em biodiversidade da América do Sul, foram atingidos pelas manchas de óleo do vazamento de petróleo cru.

Os resíduos foram espalhados a uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira e aproximadamente 5,3 mil toneladas foram recolhidas. Em junho de 2020, as manchas de óleo voltaram a ser registradas no litoral do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Bahia.

De acordo com a Marinha, o evento é “inédito e sem precedentes na nossa história, traz ensinamentos, como a necessidade de se investir no aprimoramento do monitoramento dos navios que transitam nas águas jurisdicionais brasileiras e nas suas proximidades, destacando o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz)”.

A exposição com os resíduos pode causar irritações e erupções de pele, queimação e inchaço; sintomas respiratórios, cefaleia e náusea, dores abdominais, vômito e diarreia. Segundo pesquisadores da Fiocruz, o efeito mais temido de longo prazo é a ocorrência de câncer, já que o benzeno, um dos hidrocarbonetos, é comprovadamente cancerígeno.

Os efeitos envolviam diretamente as comunidades atingidas e os grupos prioritários, como pescadores, marisqueiras e grávidas, incluindo também profissionais e voluntários envolvidos na retirada do óleo.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros (2017)

Durante o mês de outubro de 2017, a região da Chapada dos Veadeiros sofreu com incêndios por duas semanas. A estimativa é de que 75 mil hectares tenham sido destruídos pelas chamas, que chegaram a suspender as visitações ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

As queimadas foram contidas por ações das equipes de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários. Além disso, a chuva que caiu na região também ajudou a conter o fogo.

Amilton Sá, coordenador executivo da Rede Contra Fogo, comenta que, em 2017, a região sofreu com uma grande crise hídrica, colaborando para a severidade dos incêndios florestais que atingiram a Chapada dos Veadeiros à época. “Diversas pessoas tiveram problemas respiratórios por conta da fumaça, diversas pessoas tiveram suas propriedades arrasadas pelo fogo, queimando instalações, pomares, produções e também sofrendo risco de vida”, conta o coordenador.

O auxílio da sociedade civil e de Organizações Não Governamentais (ONGs), como a Rede Contra Fogo, foi essencial para controlar as chamas na região. Para Amilton, “existiu um clima de enorme solidariedade e união que mobilizou centenas de pessoas diretamente e milhares indiretamente (doações, divulgação), o que acabou sendo extremamente positivo para nossa sociedade estar mais preparada para eventos desta natureza”.

“Acreditamos que, após esta tragédia, os órgãos responsáveis conseguiram dispor de mais brigadas no território o que ajuda a melhorar o tempo de resposta e minimizar os impactos causados por incêndios na região”, conta Amilton.

Para o coordenador, essas atitudes foram um bom avanço, mas ainda é necessário um amplo trabalho de conscientização, fiscalização e de ações preventivas. Além disso, ele salienta “o quão é importante valorizarmos os brigadistas como um todo, voluntários e contratados, possibilitando assim melhores condições de trabalho”.

Brumadinho (2019)

O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, na região de Brumadinho (MG), ocorreu em janeiro de 2019. Ao menos 270 pessoas morreram e 10 continuam desaparecidas. A empresa Vale foi a responsável pelo desastre que lançou resíduos de mineração diretamente nas águas do Rio Paraopeba.

Segundo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica, indicadores de qualidade revelaram que água está imprópria e sem condições de uso por todos os 356km de rio percorridos. “Foram encontrados metais pesados na água, como ferro, manganês, cobre e cromo em níveis muito acima dos limites máximos fixados na legislação”, diz o documento.

Os metais e outros agentes contaminantes presentes na água não possibilitam vida aquática em 11 pontos de coleta. Em comparação com 2019, o relatório apontou que a qualidade da água piorou de ruim para péssima em nove pontos de coleta.

Uma publicação da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre a segurança das barragens no país mostra que 50 estruturas foram classificadas sob "risco alto". O levantamento aponta que boa parte delas foram abandonadas.

A mineradora Vale afirma que “reconhece, desde o dia do rompimento, sua responsabilidade pela reparação integral dos danos causados''. A empresa tem prestado assistência às famílias e regiões impactadas, buscando restaurar a dignidade e meios de subsistência, "seja através de ações diretas nas regiões, seja através de acordos individuais com famílias das vítimas e atingidos”.

A empresa comenta que mantém um “diálogo aberto com autoridades e pessoas afetadas” e que “garante que ações e recursos efetivamente compensem indivíduos e comunidades, recuperem o meio ambiente e possibilitem o desenvolvimento sustentável de Brumadinho e arredores''.

“Além disso, a Vale segue comprometida em indenizar, de forma justa e célere, todas as pessoas impactadas e entende que a indenização individual aos atingidos é a medida mais adequada para tanto. Até o momento, foram pagos aproximadamente de R$ 2 bilhões em indenizações individuais”, ressaltou a mineradora.

Mariana (2015)

A barragem do Fundão em Mariana, Minas Gerais, rompeu em 5 de novembro de 2015. A tragédia é considerada um dos principais desastres ambientais da história do país, com mais de 50 milhões de metros cúbicos de lama lançados na bacia hidrográfica do Rio Doce. A estrutura era operada pela mineradora Samarco, que faz parte da Vale.

A lama causou a morte de 19 pessoas e mudou a vida de outras 500 mil das mais de 40 cidades entre Minas Gerais e o Espírito Santo atingidas pelo vazamento. Toneladas de peixe morreram e a qualidade da água nas regiões próximas foi prejudicada. Também foram destruídos mais de 1.775 hectares de margens da bacia do Rio Doce, sendo 324 do bioma da Mata Atlântica.

O biólogo João de Deus Medeiros, coordenador geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica, considera que os impactos socioambientais são “monumentais” e é difícil quantificar a magnitude e a amplitude dos efeitos causados pelo desastre. “Fragmentos de Mata Atlântica foram perdidos, contaminação das águas nas mais diversas formas, mortandade de animais em série, perda e contaminação do solo são alguns dos impactos ambientais gerados que demandarão grande lapso temporal para mitigação”, conta o biólogo.

Para o coordenador, nada foi feito “para aprimorar procedimentos que pudessem prevenir e evitar outros casos similares”. Mesmo com os casos de Mariana e Brumadinho, “assistimos hoje forte pressão política no Congresso Nacional para mudar regras do licenciamento ambiental”. Ele conta que, com as regras já aprovadas na Câmara dos Deputados, Mariana e Brumadinho poderiam ter a licença ambiental emitida de forma automática, a chamada Licença Por Adesão e Compromisso.

"Não só deixamos de aprender com os erros do passado como ampliamos e aceitamos os riscos como algo inevitável, priorizando o lucro rápido e acumulação de capital por poucos. A essência de uma sociedade de risco. Lamentável”, ressaltou João.

A mineradora Vale afirma que, desde o primeiro dia do rompimento, se comprometeu "com a resposta à emergência e, logo em seguida, com a remediação aos direitos humanos e a recuperação ambiental, apoiando a Samarco e Fundação Renova em todas as áreas necessárias e garantindo o financiamento e a implementação dos 41 programas que foram estabelecidos no acordo com os governos federal e estadual, juntamente com a mineradora BHP Billiton", que também controla parte da empresa responsável pelo desastre.

"Após o rompimento, a Vale implementou internamente um Departamento de Barragens, com o objetivo de avaliar e melhorar seus processos de gestão de barragens, com planos de ação e metas. A empresa também revisou seus planos de emergência, incluindo envolvimento e mobilização da comunidade em caso de acidente", afirmou a empresa.

As ações de remediação e recuperação adotadas pela Samarco e, agora, pela Fundação Renova "estão alinhadas com as normas e melhores práticas nacionais e internacionais e com o compromisso das empresas com os 10 Princípios do Pacto Global".

Incêndio no Pantanal (2020)

Entre julho e outubro de 2020, cerca de 28% do Pantanal foi consumido por incêndios. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), uma área de 4,2 milhões de hectares foi queimada no bioma, o que é equivalente a mais de sete vezes o tamanho do Distrito Federal.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contou quase 22 mil focos de incêndio na região durante o ano passado. Foi o maior número registrado desde o início do monitoramento no bioma em 1998. A antiga máxima de focos de fogo na região aconteceu em 2005, quando houve 12.486 pontos de queimada no Pantanal.

Pouco menos de 500 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos habitam o Pantanal. Em Poconé, no Mato Grosso, o Parque Estadual Encontro das Águas, considerado um dos maiores refúgios de onças-pintadas do mundo, perdeu cerca de 85% de sua área.

Além da fauna e da flora, as comunidades tradicionais do bioma também foram atingidas pela tragédia. De acordo com dados compartilhados pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas, mais de duas mil famílias sofreram com as queimadas que devastaram o Pantanal desde julho do ano passado. Foram detectadas 687 famílias quilombolas, 1.456 indígenas e 221 pantaneiras.

Uma perícia divulgada pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) constata que os incêndios no Pantanal mato-grossense foram causados por ações humanas, como queima intencional a fim de criar áreas de pasto para gado, uso de fumaça na retirada do mel e acidentes automobilísticos.

*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vale pagará R$ 250 milhões em multa ambiental por Brumadinho
    Vale pagará R$ 250 milhões em multa ambiental por Brumadinho Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
  • Queimadas na Amazônia e derramamento de óleo nas praias do Nordeste marcaram 2019 e colocaram em xeque a capacidade e a disposição do governo para lidar com ameaças ao ecossistema
    Queimadas na Amazônia e derramamento de óleo nas praias do Nordeste marcaram 2019 e colocaram em xeque a capacidade e a disposição do governo para lidar com ameaças ao ecossistema Foto: Diego Nigro/SEI - 18/10/19
  • Militares fazem mutirão para retirada dos resíduos de óleo na praia de Peroba, em Maragogi (AL)
    Militares fazem mutirão para retirada dos resíduos de óleo na praia de Peroba, em Maragogi (AL) Foto: Leandro de Santana/Pixel Press
  • Mancha de petróleo em  Pontal do Peba, vizinha à foz do rio São Francisco, em Alagoas. Até ontem, 156 praias do Nordeste foram poluídas
    Mancha de petróleo em Pontal do Peba, vizinha à foz do rio São Francisco, em Alagoas. Até ontem, 156 praias do Nordeste foram poluídas Foto: Simone Santos/Projeto Praia Limpa
  • Manchas de óleo em praia de Sergipe: prejuízos sociais, econômicos  e ambientais no litoral nordestino chegam à casa de bilhões, segundo o Ibama
    Manchas de óleo em praia de Sergipe: prejuízos sociais, econômicos e ambientais no litoral nordestino chegam à casa de bilhões, segundo o Ibama Foto: Marcos Rodrigues/Adema/Governo de Sergipe - 25/9/19
  • As manchas de óleo chegaram à Praia dos Carneiros, no Litoral sul de Pernambuco
    As manchas de óleo chegaram à Praia dos Carneiros, no Litoral sul de Pernambuco Foto: Instagram/Reprodução
  • ICMBio brigadista
    ICMBio brigadista Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio
  • Incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado
    Incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado Foto:
  • Após 16 dias de combate às chamas, queimadas na Chapada dos Veadeiros são extintas.
    Após 16 dias de combate às chamas, queimadas na Chapada dos Veadeiros são extintas. Foto: CBM-GO/Divulgação
  • Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
    Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Foto: Arquivo Pessoal
  • (FILES) This file photo taken on February 13, 2019 shows a helmet seen at an office of the mining company Vale, taken 20 days after the rupture of a tailings dam in Corrego do Feijao, near Brumadinho, in the Brazilian state of Minas Gerais. Brazilian mining company Vale recorded net profits of US$995 million in the second quarter and announced that its recovery process after the Brumadinho mining disaster in early 2019 will allow it to return to paying dividends to its shareholders. / AFP / DOUGLAS MAGNO
    (FILES) This file photo taken on February 13, 2019 shows a helmet seen at an office of the mining company Vale, taken 20 days after the rupture of a tailings dam in Corrego do Feijao, near Brumadinho, in the Brazilian state of Minas Gerais. Brazilian mining company Vale recorded net profits of US$995 million in the second quarter and announced that its recovery process after the Brumadinho mining disaster in early 2019 will allow it to return to paying dividends to its shareholders. / AFP / DOUGLAS MAGNO Foto: AFP / DOUGLAS MAGNO
  • Violência do rompimento da barragem impediu que pessoas se defendessem
    Violência do rompimento da barragem impediu que pessoas se defendessem Foto: Adriano Machado/Reuters
  • Brumadinho
    Brumadinho Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
  • View of the ruins of a house -destroyed by floods following the deadly collapse of the Fundao dam in 2015- in Paracatu de Baixo village, Mariana district, Minas Gerais state, Brazil, on October 21, 2019. Next November 5 marks the forth anniversary of the burst of the iron ore waste dam of Samarco -owned by BHP Billiton and Vale SA- which killed nineteen people and destroyed the villages of Bento Rodrigues and Paracatu de Baixo and the Doce River ecosystem in the worst mining accident in Brazil's history. / AFP / DOUGLAS MAGNO
    View of the ruins of a house -destroyed by floods following the deadly collapse of the Fundao dam in 2015- in Paracatu de Baixo village, Mariana district, Minas Gerais state, Brazil, on October 21, 2019. Next November 5 marks the forth anniversary of the burst of the iron ore waste dam of Samarco -owned by BHP Billiton and Vale SA- which killed nineteen people and destroyed the villages of Bento Rodrigues and Paracatu de Baixo and the Doce River ecosystem in the worst mining accident in Brazil's history. / AFP / DOUGLAS MAGNO Foto: DOUGLAS MAGNO/AFP
  • Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais
    Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
  • Força Nacional de Segurança Pública, incêndio no pantanal
    Força Nacional de Segurança Pública, incêndio no pantanal Foto: Força Nacional de Segurança Pública
  • Amazônia e Pantanal têm recorde de queimadas em outubro
    Amazônia e Pantanal têm recorde de queimadas em outubro Foto:
  • Segundo o Inpe, em setembro, o Pantanal teve mais de 4.600 focos de incêndio
    Segundo o Inpe, em setembro, o Pantanal teve mais de 4.600 focos de incêndio Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
  • Anta é resgatada no Pantanal
    Anta é resgatada no Pantanal Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação