São Paulo

Ação da Rota na Baixada Santista deixa dois mortos e um policial baleado

Dois homens atiraram contra a tropa de elite da PM que estava em patrulhamento na madrugada deste sábado (3/2). Um dos casos foi em Santos e o outro em São Vicente

No momento, ocorrem duas operações na baixada santista, que investigam mortes de agentes da Rota na região -  (crédito: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar/Reprodução)
No momento, ocorrem duas operações na baixada santista, que investigam mortes de agentes da Rota na região - (crédito: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar/Reprodução)
postado em 03/02/2024 16:39 / atualizado em 03/02/2024 19:17

Na madrugada deste sábado (3/2), dois homens morreram durante troca de tiros com agentes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar da Polícia Militar (Rota), que realizavam patrulhamento na baixada santista. Os casos aconteceram separadamente, um em Santos e outro em São Vicente. Ambas as ações ocorreram após deflagração da Operação Escudo, que investiga os responsáveis pela morte do soldado da rota Samuel Wesley Cosmo — que foi atingido em patrulhamento na sexta-feira (2/2).

Um dos policiais que estava na ação, de 33 anos, foi atingido de raspão no braço, na Avenida Francisco da Costa Pires, em Santos. Um homem, ainda não identificado, morreu depois de disparar contra os oficiais em serviço, de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP). O homem chegou a ser levado para o Hospital Vicentino, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos uma pistola de calibre 9 centímetros e uma sacola com crack e maconha.

O outro caso, em São Vicente, aconteceu da mesma maneira: um homem não identificado atirou contra agentes na avenida Sambaiatuba, no bairro Jóquei Club. Conforme a SSP, os oficiais da Rota deram ordem de parada ao suspeito, que fugiu a pé e atirou em direção dos policiais. Eles revidaram e atingiram o homem, que foi socorrido, porém também não resistiu.

Os dois casos ocorreram após um nova fase da Operação Escudo, que foi deflagrada na região após a morte do soldado da rota Samuel Wesley Cosmo — que foi atingido em patrulhamento na sexta-feira (2/2). As ações deste sábado buscam os responsáveis pela morte do oficial.

No X (antigo Twitter), o secretário da Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, confirmou as ocorrências e disse que os suspeitos foram neutralizados pelas equipes da Rota. "Seguimos em operações", acrescentou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação