IBGE

Brasil tem 9,3 milhões de analfabetos, maioria com mais de 40 anos

De acordo com os dados da Pnad de 2023, dos 9,3 milhões de analfabetos no país, 8,3 milhões têm mais de 40 anos; parcela representa 5,4% da população

Um dos critérios utilizados pelo IBGE para identificar o analfabetismo é a habilidade de escrever um bilhete simples — aqueles que não conseguem são classificados como analfabetos -  (crédito: Agência Brasil)
Um dos critérios utilizados pelo IBGE para identificar o analfabetismo é a habilidade de escrever um bilhete simples — aqueles que não conseguem são classificados como analfabetos - (crédito: Agência Brasil)
postado em 22/03/2024 17:59 / atualizado em 22/03/2024 18:27

O Brasil ainda abriga 9,3 milhões de analfabetos, sendo a maioria, 8,3 milhões, maior de 40 anos. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada nesta sexta-feira (22/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Um dos critérios utilizados pelo IBGE para identificar o analfabetismo é a habilidade de escrever um bilhete simples — aqueles que não conseguem são classificados como analfabetos. Essa parcela da população representa 5,4% do total, uma ligeira redução em comparação com o ano anterior, quando a taxa era de 5,6%.

Há uma tendência maior do analfabetismo entre os mais velhos, contrastando com a diminuição acentuada entre os mais jovens. Na faixa etária de 15 a 17 anos, ainda há 50 mil pessoas incapazes de ler e escrever. Isso sugere que as políticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem não estar alcançando efetivamente esse grupo. Mais alarmante ainda é o fato de que 55,3%, mais da metade desses analfabetos, têm 60 anos ou mais.

Além dos analfabetos, há uma parcela da população com mais de 25 anos que não completou a educação básica, compreendendo 46%, segundo a Pnad. No entanto, os investimentos em políticas de EJA têm declinado ao longo dos anos, atingindo o ponto mais baixo em 2021, com apenas R$ 6 milhões alocados, em comparação com os R$ 820 milhões de 2014. Esse declínio resultou na perda de meio milhão de estudantes entre 2018 e 2021, e uma queda adicional de 7% no número de matrículas entre 2022 e 2023.

Os motivos para o abandono escolar entre os brasileiros de 15 a 29 anos são diversos, com destaque para os 45% que abandonaram a sala de aula devido à busca por trabalho, 23% por falta de interesse e 15% por responsabilidades domésticas ou de cuidado. Nota-se a disparidade de gênero nesse último motivo, com menos de 1% dos homens abandonando a escola para o trabalho não remunerado, em comparação com 36% das mulheres.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação