São Paulo

Com seis filhos, mulher morre baleada durante ação da PM em Santos

A vítima estava sentada em uma praça quando foi baleada; versões de testemunhas e da Polícia Militar sobre o caso divergem

Edneia Fernandes Silva estava em um banco da Praça José Lamacchia, na região conhecida como Mangue Seco, com uma amiga na noite do caso -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Edneia Fernandes Silva estava em um banco da Praça José Lamacchia, na região conhecida como Mangue Seco, com uma amiga na noite do caso - (crédito: Arquivo Pessoal)
postado em 29/03/2024 17:29

Uma mulher de 31 anos, identificada como Edneia Fernandes Silva, foi atingida por um tiro na cabeça na noite de quarta-feira (27/3) em Santos, no litoral de São Paulo e teve morte confirmada na noite de quinta (28). Testemunhas afirmam que o disparo da arma partiu de um grupo de policiais militares que patrulhavam a região de moto. A versão da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), contudo, afirma que a morte ocorreu após troca de tiros entre policiais militares e criminosos da região. 

Edneia estava em um banco da Praça José Lamacchia, na região conhecida como Mangue Seco, com uma amiga na noite do caso. Ela tinha acabado de deixar um dos seis filhos em uma barbearia quando foi baleada. Ao jornal Estado de S. Paulo, a amiga, que não quis se identificar, revelou que ao ouvir o disparo, saiu correndo mas percebeu que Edneia tinha ficado caída sobre a mesa e que apenas um tiro foi disparado. Ela contou ainda que não houve confronto entre bandidos e policiais.

Em nota, encaminhada ao Correio, a SSP-SP deu outra versão e afirmou que os PMs patrulhavam a região da praça quando viram dois homens em uma moto que estava em alta velocidade. Os suspeitos teriam ignorado a ordem de parada e atirado por cinco vezes contra os agentes, que teriam agido na sequência. 

"Uma mulher, de 31 anos, foi atingida e socorrida por populares à UPA Zona Noroeste e, posteriormente, transferida para Santa Casa, mas não resistiu. Os criminosos conseguiram fugir. A motocicleta utilizada foi apreendida", diz um trecho da nota da SSP-SP. 

A Secretaria informou ainda que "todas as circunstâncias relativas aos fatos são rigorosamente investigadas pelo 5º DP de Santos e pela Polícia Militar, que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM). Exames periciais foram solicitados e, tão logo os laudos sejam concluídos, serão remetidos à autoridade policial para análise e esclarecimento do caso". 

Veja a íntegra da nota da SSP-SP

Todas as circunstâncias relativas aos fatos são rigorosamente investigadas pelo 5º DP de Santos e pela Polícia Militar, que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM). Exames periciais foram solicitados e, tão logo os laudos sejam concluídos, serão remetidos à autoridade policial para análise e esclarecimento do caso.

Na ocasião, policiais militares patrulhavam a região da Praça José Lamacchia, em Santos, quando viram dois homens em uma moto em alta velocidade que ignoraram a ordem de parada dos policiais e atiraram cinco vezes contra a equipe, que interveio. Uma mulher, de 31 anos, foi atingida e socorrida por populares à UPA Zona Noroeste e, posteriormente, transferida para Santa Casa, mas não resistiu. Os criminosos conseguiram fugir. A motocicleta utilizada foi apreendida. Os fatos foram registrados na CPJ de Santos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação