Crimes Cibernéticos

PF prende hacker suspeito de vazar dados do Senado, TSE e Exército

Vazamento de dados foi o maior da história do país; 223 milhões de pessoas tiveram seus dados vazados

Em 2019, o hacker já havia sido preso na Operação Defaced, suspeito de invadir os sites da PCMG, do MPMG, do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
Em 2019, o hacker já havia sido preso na Operação Defaced, suspeito de invadir os sites da PCMG, do MPMG, do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
postado em 09/04/2024 18:14

A Polícia Federal prendeu preventivamente, na manhã desta terça-feira (9/4), um hacker suspeito de ser o responsável por um vazamento de dados do Senado, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das Forças Armadas. O alvo, preso em Feira de Santana (BA), é suspeito do maior vazamento de dados da história do país, com a divulgação dos dados de 223 milhões de brasileiros.

O suspeito estava foragido desde novembro de 2023, após romper a tornozeleira eletrônica que utilizava em decorrência das investigações da Operação Deepwater, deflagrada em 19 de março de 2021.

Em 2019, o hacker já havia sido preso na Operação Defaced, da Polícia Civil, suspeito de invadir os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro.

O mandado de prisão preventiva cumprido nesta terça foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia (MG). O suspeito ficará detido no Centro de Observação Penal, em Salvador, à disposição da Justiça.

*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação