O Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento de duas novas plataformas digitais voltadas à educação gratuita: o MEC Livros e o MEC Idiomas. A iniciativa foi divulgada na última quarta-feira (1º/4) e integra a estratégia do governo federal de ampliar o acesso ao conhecimento por meio de ferramentas online. Apesar da apresentação oficial e dos detalhes já divulgados, a data de disponibilização dos aplicativos ao público ainda não foi informada.
- Leia também: Leonardo Barchini será o novo ministro de Educação
Uma das novidades, o MEC Livros, funcionará como uma biblioteca virtual com cerca de 8 mil obras disponíveis. O acervo reunirá desde clássicos de domínio público até produções contemporâneas, permitindo que usuários de todo o país tenham acesso gratuito à leitura.
O sistema adotado será semelhante ao de bibliotecas tradicionais: os livros poderão ser “emprestados” por um período de 14 dias, com possibilidade de renovação pelo mesmo prazo.
Cursos gratuitos de idiomas
Já o MEC Idiomas terá como foco o ensino de línguas estrangeiras. Inicialmente, a plataforma oferecerá cursos de inglês e espanhol, com conteúdos organizados do nível básico ao avançado.
- Leia também: Associação de mantenedores afirma que Enamed não traduz qualidade de cursos de medicina
A proposta, segundo o governo, é ampliar futuramente o catálogo, incluindo novos idiomas e expandindo as oportunidades de aprendizado para diferentes públicos.
As novas ferramentas se somam a outras iniciativas digitais já implementadas pela pasta, como o MEC Enem, voltado a estudantes do ensino médio. O aplicativo oferece, entre outros recursos, correção de redações com apoio de inteligência artificial, baseada nos critérios utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio.
De acordo com o MEC, o conjunto de plataformas busca reduzir desigualdades no acesso à educação, incentivando tanto a leitura quanto a qualificação em idiomas. A expectativa é que as novas soluções ampliem o alcance das políticas educacionais e fortaleçam a inclusão digital em diferentes regiões do Brasil.
Saiba Mais
-
Brasil Quina, Lotofácil, Super Sete, +Milionária e Lotomania: resultados desta quarta
-
Brasil Marina: Autoridade Climática será criada
-
Brasil Anvisa rebate mentira sobre vacina
-
Brasil 62 anos da ditadura: projeto da UnB resgata memória do período
-
Brasil Argentina acusada de injúria racial tem tornozeleira eletrônica retirada
-
Brasil 2 de abril: data chama atenção para desafios do autismo no Brasil
