Coronavírus

Resumo do Dia: Confira como anda o avanço da pandemia no DF

Mais jovens internados, início da vacinação para maiores de 75 lotação das UTIs em 94% são algumas das notícias

Correio Braziliense
postado em 04/03/2021 21:32
Nova etapa da vacinação inclui pessoas acima de 75 anos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
Nova etapa da vacinação inclui pessoas acima de 75 anos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

Hospitais - O GDF abriu mais 16 leitos de UTI no Hospital de Campanha da PM e a taxa de ocupação das vagas públicas para pacientes com covid-19 passou de 91% na quarta-feira. Nesta quinta-feira, a ocupação de UTIs nos hospitais públicos do DF chegou a 94%. Na rede particular, não há leito de UTI pediátrica e, para adultos, a taxa de ocupação está em 93%. O HUB abriu mais 11 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19: o hospital oferece 23 leitos destinados a pacientes com a doença, sendo 21 de enfermaria e dois de UTI. Professora do curso de saúde coletiva da UnB, Carla Pintas explicou, em entrevista, que os jovens formam boa parte da quantidade de internados por covid-19 atualmente.

 Vacina - Idosos com 75 anos começaram a se vacinar a partir das 8h desta quinta-feira,
após a chegada de mais 26,2 mil doses de imunizantes. O governador Ibaneis Rocha (MDB) quer ampliar a vacinação para pessoas com 65 anos em março. Segundo ele, o Ministério da Saúde prometeu enviar 600 mil doses de imunizantes para a capital federal ainda este mês. O primeiro dia de vacinação de idosos com 75 anos não teve filas. A Secretaria de Saúde do DF espera vacinar 9,3 mil brasilienses nessa fase.

Casos - A taxa de transmissão no DF está em 1,32, segundo Ibaneis Rocha. Em entrevista ao CB Poder, ele anunciou a abertura de licitação para a construção de três hospitais de campanha. O DF teve novo recorde nas médias de casos e mortes nesta quinta-feira: foram contabilizados 18 óbitos e mais de 1,2 mil casos da doença.

Medidas sanitárias - O Jardim Botânico de Brasília restringiu o número de visitantes para atender às recomendações das autoridades sanitárias: as visitas diárias ficam limitadas a 1.500 pessoas.

Lockdown - Ibaneis Rocha deve editar decreto para cassar alvará dos estabelecimentos que descumprirem as normas sanitárias em vigor. Em entrevista ao CB. Poder, Ibaneis alertou: "Vão continuar saindo, vão continuar morrendo". O governador afirmou que o DF corre o risco de não ter leitos nem na rede particular se os casos continuarem a crescer.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação