A encenação deste ano da Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, foi suspensa, nesta quinta-feira (1º/4), pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Diante dos protocolos de segurança de prevenção à covid-19 que proíbe a realização de eventos, como previsto em decreto pelo GDF, o evento religioso foi novamente barrado neste ano para evitar aglomerações. As forças de segurança estarão no local para orientação da população.
“A Via Sacra no Morro da Capelinha é um dos principais cenários da encenação da Paixão de Cristo no DF, mas o momento pede muita cautela e cuidado de todos nós, diante do agravamento da pandemia. A Segurança Pública está alinhada às medidas do GDF e por isso estaremos dando apoio no local. Mas entendemos que a população está respeitando e atendendo as medidas adotadas de forma muito tranquila. O objetivo principal é orientar a população”, declara o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificará o policiamento na região. “Serão destacadas viaturas para o local para segurança e orientação daqueles que por ventura apareçam”, explica o comandante do 14º Batalhão, da PMDF, tenente-coronel Edmar Silva.
Não será permitido o acesso de veículos ao Morro da Capelinha. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará o bloqueio de trânsito na DF-230, como explica o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, João Paulo Lacerda. “Além disso, faremos o patrulhamento com motos e veículos e, se necessário, o controle de tráfego”, afirma.
O Detran-DF vai disponibilizar painéis no acostamento da via de acesso ao Morro com mensagens à população para informar que o evento foi cancelado e orientar sobre a importância de manter o distanciamento social.
Pelas redes socais, a Administração Regional de Planaltina ressaltou que o evento estava cancelado. “Infelizmente, devido à pandemia da covid-19, este será mais um ano em que não acontecerá a Via Sacra no Morro da Capelinha, evento tradicional, histórico e religioso de nossa cidade. Orientamos que os fiéis façam suas orações nesta sexta-feira santa em casa. Neste momento, é preciso tomar todos os cuidados para não se aglomerar e não se expor ao vírus”, orienta o administrador regional da região, Célio Rodrigues.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.