Homenagem

GDF homenageia bombeiros que atuaram em missão humanitária no Haiti

A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (5/10) no Palácio do Buriti e prestigiou os 24 bombeiros do DF que atuaram na missão em Porto Príncipe

Edis Henrique Peres
postado em 05/10/2021 12:22 / atualizado em 05/10/2021 12:24
A equipe foi enviada ao Haiti em missão de ajuda após um furacão e um terremoto devastarem o país -  (crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)
A equipe foi enviada ao Haiti em missão de ajuda após um furacão e um terremoto devastarem o país - (crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (5/10), um diploma de reconhecimento aos 24 bombeiros do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) que atuaram em uma missão humanitária em Porto Príncipe, capital do Haiti. A cidade foi atingida pela tempestade Grace e por um terremoto de magnitude 7,2, que deixou mais de duas mil pessoas feridas.

Para o vice-governador da capital Federal, Paco Britto, o reconhecimento do serviço prestado pelos bombeiros é de suma importância. “Os bombeiros representaram a nação brasileira, a nossa solidariedade em diversas missões que foram realizadas, como distribuição de alimentos, busca por vítimas e construção de abrigos. Também gostaria de enaltecer a presença das mulheres pela primeira vez participando de uma missão dessas”, pontuou.

O comandante da missão, Coronel Teixeira, compartilhou parte das ações realizadas pela equipe. “Nosso objetivo era prestar o nosso apoio humanitário à população do Haiti. As condições estavam bastante precárias no epicentro, onde a nossa equipe permaneceu. E lá havia diversas necessidades. Eu avalio que foi de grande relevância a nossa ocupação”, declarou.

Coronel Teixeira ressalta que a equipe também foi surpreendida com o retorno que recebeu. “A nossa ideia era oferecer algum tipo de apoio, mas, de fato, o sentimento geral é que a gente acabou recebendo também. Reforçamos os laços fraternais do povo haitiano com o Brasil”, pontua.

A equipe enviada pelo Brasil também estava pronta para procurar cadáveres e encontrar pessoas nos escombros. Quem ajudava na atuação era o pastor Alemão Sheik e o labrador Apolo, ambos com 5 anos, que atuam com o CBMDF desde filhotes e têm experiência no resgate de pessoas. Sargento Shaiene, responsável por Apolo, destaca a importância dos animais na equipe. “Eles são treinados para essa atividade”, explica.

Labrador Apolo foi um dos animais que atuaram na localização das vítimas que estavam nos escombros.
Labrador Apolo foi um dos animais que atuaram na localização das vítimas que estavam nos escombros. (foto: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O labrador Apolo foi um dos animais que atuaram no resgate e localização de vítimas nos escombros
    O labrador Apolo foi um dos animais que atuaram no resgate e localização de vítimas nos escombros Foto: Edis Henrique Peres/CB/DA Press
  • Labrador Apolo foi um dos animais que atuaram na localização das vítimas que estavam nos escombros.
    Labrador Apolo foi um dos animais que atuaram na localização das vítimas que estavam nos escombros. Foto: Edis Henrique Peres/CB/DA Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação