Violência

Estupro coletivo: polícia indicia dois suspeitos por crime em Águas Lindas (GO)

Polícia Civil de Goiás concluiu o inquérito que investiga o PM Irineu Marques Dias e Thiago de Castro Muniz, presos preventivamente. Os dois indiciados podem responder por estupro

Samara Schwingel; Darcianne Diogo
postado em 18/10/2021 19:55 / atualizado em 18/10/2021 23:06
 (crédito: PCGO/Divulgação)
(crédito: PCGO/Divulgação)

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Águas Lindas (GO) concluiu o inquérito referente à investigação de dois dos três homens presos por suspeita de envolvimento no caso de estupro coletivo praticado contra uma jovem de 25 anos. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) indiciou Irineu Marques Dias, 44, policial militar do Distrito Federal, e Thiago de Castro Muniz, 36.

Agora, os dois poderão ser denunciados à Justiça pelo crime e julgados pelo caso. Dos três presos preventivamente, apenas o irmão de Irineu, Daniel Marques Dias, 37, dono da casa onde teria ocorrido o estupro coletivo, não foi indiciado. 

A defesa dos três acusados informou que "respeita plenamente o trabalho desenvolvido pela autoridade policial sem, contudo, concordar" com o indiciamento. "Notadamente pelo fato de que o próprio relatório traz as informações prestadas por todas as pessoas que foram ouvidas e que nenhuma destas confirma, nem sequer em parte, a versão apresentada pela suposta vítima", diz nota emitida pelo Escritório Almeida Advogados e Consultores.

Além disso, os advogados ressaltaram que a polícia "cita" que o laudo pericial não confirmou a versão da vítima e que "repudia veementemente" a conclusão do relatório final, "que não corresponde à realidade das afirmações, principalmente pelo fato de que não foi capaz de produzir uma única prova que comprovasse a veracidade dos fatos". "Desta forma, espera a defesa pelo posicionamento do Ministério Público, bem como do Poder Judiciário em relação a esse caso", conclui a nota.

O laudo ao qual o documento se refere foi emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Goiás e se trata de uma versão preliminar. A responsável pela delegacia à frente das investigações informou que, apesar de se tratar de um relatório inconclusivo, continuará as apurações.

O crime denunciado pela jovem de 25 anos ocorreu no sábado (9/10), no Setor 1 de Águas Lindas. A vítima estava em uma festa e relatou que foi ameaçada e violentada sexualmente por um grupo de homens. Ela só conseguiu pedir ajuda cerca de cinco horas depois, durante um momento de descuido dos agressores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação