FERIADO

Cemitérios do DF devem receber 500 mil visitantes no Dia de Finados

Previsão é da Sejus, que vai montar operação de acolhimento aos visitantes, com atendimento psicológico, orientações e serviços de ouvidoria. Cemitérios funcionarão das 7h às 19h no feriado

Correio Braziliense
postado em 28/10/2021 14:29 / atualizado em 28/10/2021 14:29
A estimativa da Sejus para este ano prevê o dobro de visitantes de 2020 -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A estimativa da Sejus para este ano prevê o dobro de visitantes de 2020 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), responsável por coordenar a concessão dos cemitérios do DF, estima que mais de 500 mil pessoas passarão pelas seis unidades cemiteriais no feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2/11).

Nos locais, a pasta vai oferecer atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. Os estabelecimentos seguirão com os portões abertos das 7h às 19h. A estimativa da Sejus para este ano prevê o dobro de visitantes de 2020.

Os rituais religiosos serão realizados pela Arquidiocese de Brasília, que vai disponibilizar tendas em todos os cemitérios, localizados em Planaltina, Brazlândia, Asa Sul, Taguatinga, Ceilândia e Gama. O local também contará com controle de distanciamento social e aferição de temperatura.

Vale destacar, ainda, que será obrigatório seguir os protocolos de segurança contra a covid-19 nos estabelecimentos, como o uso de máscara e álcool gel, que também será disponibilizado aos visitantes nas entradas de cada unidade cemiterial.

Serviços

O controle do trânsito ficará sob responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Ao longo do dia, a Caesb vai oferecer água gratuitamente aos visitantes e os demais serviços seguirão com o apoio de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança Pública (SSP), DF Legal e Administrações Regionais. De acordo com a Sejus, operações permanentes de reparos são realizadas nos cemitérios do DF, com serviços de pintura, roçagem, manutenção em jardins e limpeza geral.

Localização

Os seis cemitérios do Distrito Federal vão funcionar das 7 às 19h no feriado de Finados, na próxima terça-feira (2/11). Confira os endereços:

  • Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
  • São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN, Área Especial
  • Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
  • Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério Sobradinho II
  • Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
  • Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação