Inovação

HUB: pesquisa recruta voluntários para testar tratamento contra câncer de pênis

Hospital Universitário de Brasília (HUB) abriu seleção com 33 voluntários de cinco estados do país e do DF para pesquisa

Correio Braziliense
postado em 23/11/2021 16:50 / atualizado em 24/11/2021 11:47
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) abriu seleção, nesta terça-feira (23/11), com 33 voluntários de cinco estado do país e do Distrito Federal para uma pesquisa que vai testar um novo tratamento para o câncer de pênis. São pacientes com diagnóstico com metástase ou em estágio avançado da doença. 

A proposta do estudo é de associar o uso de uma imunoterapia com o tratamento de quimioterapia, o que promete resultados promissores. O medicamento em análise, que é aplicado na veia, será usado para outros tipos de câncer.

“O estudo vai criar um novo padrão de tratamento para o câncer de pênis no mundo, com melhores resultados, redução do tumor e aumento da sobrevida do paciente”, explica o médico oncologista do HUB, Fernando Sabino.

A pesquisa recebeu o nome de Hercules e é realizada pelo Latin American Cooperative Oncology Group (Lacog). Além do HUB, o estudo está sendo realizado em outros oito centros de pesquisa do país, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Fortaleza, Jaú (SP), Curitiba e Barretos (SP). 

Para ser voluntário, é preciso ter o diagnóstico de câncer de pênis e atender aos seguintes requisitos:

  • Doença avançada ou metastática, sem exposição prévia a quimioterapia;
  • Progressão da doença após 12 meses do término da quimioterapia adjuvante ou neoadjuvante (antes de um procedimento cirúrgico ou radioterápico definitivo);

Se a pessoa cumpre os critérios citados acima e quer fazer parte da pesquisa, é preciso entrar em contato pelo e-mail pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-5021.

Câncer de pênis

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem a população masculina. Os principais sintomas são alteração na pele, inchaço e nódulo na região da virilha. Cuidados com a higiene íntima, cirurgia de fimose e prevenção do HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) são fatores que podem ajudar a evitar o câncer de pênis.

Quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura deste tipo de câncer são elevadas, mas há pacientes que demoram para procurar ajuda. O tratamento com quimioterapia não apresentou grandes avanços nas últimas décadas. Por isso, a urgência em buscar um tratamento mais eficaz para pacientes em estágio avançado da doença.

 

Com informações do HUB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação