Nova pena

João de Deus é condenado a 44 anos de prisão por estupro de quatro vítimas

Decisão da Justiça de Goiás condena médium João de Deus a prisão em regime inicialmente fechado, pelo estupro de vítimas durante sessões de atendimento espiritual. Cabe recurso da decisão

Pedro Marra
postado em 25/11/2021 19:52
Atualmente, João de Deus cumpre pena em regime domiciliar, após condenação no âmbito de outro processo -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Atualmente, João de Deus cumpre pena em regime domiciliar, após condenação no âmbito de outro processo - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O médium João de Deus foi condenado, nesta quinta-feira (25/11), a 44 anos e seis meses de prisão em regime inicialmente fechado, acusado de cometer quatro estupros — dois deles contra vítimas vulneráveis. A decisão é do juiz Marcos Boechat Lopes Filho, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Os fatos ocorreram entre 2009 e 2018 e envolveram cinco vítimas. No entanto, o réu foi absolvido do crime registrado por uma delas, por insuficiência de provas.

Além da pena, o magistrado condenou João de Deus ao pagamento de indenização por danos morais às vítimas. Os valores variam de R$ 20 mil a R$ 75 mil. O acusado permanecerá em prisão domiciliar, determinada após julgamento de outro processo ao qual respondeu, e pode recorrer da sentença.

Procurado pela reportagem, o advogado de defesa de João de Deus, Anderson Van Gualberto, afirmou que ainda não foi intimado sobre a sentença. Mesmo assim, acrescentou que pretende recorrer às demais instâncias do Poder Judiciário em caso de condenação.

O advogado reforçou que, após análise dos fundamentos da sentença, apresentará recursos. "O espetáculo público promovido em torno do processo do sr. João Teixeira de Faria tem impedido uma análise imparcial de todos os elementos que envolvem o caso 'João de Deus'", comentou Anderson, em nota. 

Relembre o caso

As acusações contra João de Deus vieram à tona em dezembro de 2018, quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, divulgou as primeiras denúncias de abuso sexual contra mulheres que o procuravam em busca de ajuda espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), a cerca de 120km do DF.

Em agosto, o médium foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) pelo crime de estupro de vulnerável contra oito mulheres, durante atendimento espiritual. Essa foi a 15ª denúncia contra o ex-líder religioso em quatro anos. 

Todas as acusações são por crimes sexuais. O réu recebeu três condenações da Justiça, que somam mais de 61 anos. A peça é assinada pelo promotor de Justiça Luciano Miranda Meireles, que coordenou a força-tarefa montada pela instância fiscalizadora, no fim de 2018, para apurar os crimes praticados pelo líder espiritual.

Além da condenação de quinta-feira (26/11), ele recebeu sentença de 19 anos e 4 meses de reclusão por violação sexual mediante fraude, na modalidade tentada, violação sexual mediante fraude, e dois estupros de vulneráveis. O religioso também foi condenado a dois anos e seis meses de detenção por violação sexual mediante fraude. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação