Resgate

Duas jiboias capturadas em residências do DF

Animais foram resgatados nas regiões do Park Way e São Sebastião. Em seguida, foram encaminhadas para o Centro de Acolhimento Provisório de Animais (Ceapa) do BPMA

*Eduardo Fernandes
postado em 01/12/2021 20:18 / atualizado em 01/12/2021 20:19
 (crédito: Divulgação/PMDF)
(crédito: Divulgação/PMDF)

Policiais Militares do Batalhão Ambiental (BPMA) capturaram na manhã desta quarta-feira (1/12), duas jiboias nas regiões do Park Way e de São Sebastião. Os militares acionados, resgataram a primeira cobra, com tamanho de 1,5 metro, na quadra 17 conjunto 5, do Park Way, no quintal da casa de um casal de idosos. 

A segunda foi encontrada em frente a uma residência, na entrada da Vila Boa, em São Sebastião. Já controlada pelos moradores, a cobra capturada pelos militares, possui um tamanho aproximado de 1 metro. Os dois animais resgatados foram enviados para o Centro de Acolhimento Provisório de Animais (Ceapa) do BPMA.

Relembre

No dia 23 de novembro, outra jiboia foi resgatada por militares do Batalhão Ambiental (BPMA) no Distrito Federal. Encontrada em uma árvore na 207 do Recanto das Emas, o animal foi resgatado sem ferimentos pelos policiais e reintroduzida ao seu habitat natural. 

O que fazer?

As orientações para a população no caso de aparecimento de animais peçonhentos é o acionamento a Vigilância Ambiental, por meio dos números 160 e 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para agendamento da inspeção. Depois de agendar, uma equipe técnica fará a coleta dos animais na residência, com buscas nas caixas de esgoto, entulhos e outros locais.

Se porventura acidentes forem registrados, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) conta com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Clatox) do Samu, referência e responsáveis no atendimento aos pacientes picados. Com funcionamento durante 24 horas por dia, o Ciatox possui uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que ajudam pacientes e moradores com orientações. 

Em caso de ocorrência, disque 0800-644-6774.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação