Saúde

Ibaneis Rocha inaugura quinta UPA do mandato, em Planaltina

Essa é a quinta unidade entregue neste governo, sendo que as demais em funcionamento estão no Paranoá, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo 2. Ibaneis quer inaugurar mais duas UPAs

Júlia Eleutério
postado em 08/12/2021 13:44 / atualizado em 08/12/2021 13:44
Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), discursa em inauguração da UPA de Planaltina -  (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), discursa em inauguração da UPA de Planaltina - (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (8/12), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Planaltina, no Setor Mestre D'Armas. Essa é a quinta unidade entregue neste governo, sendo que as demais estão em funcionamento, localizadas no Paranoá, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo 2. Além das que estão prontas, Ibaneis pretende inaugurar outras duas unidades na capital ainda este ano.

O chefe do executivo ressaltou que a saúde no DF necessitava de atenção por parte do governo. "O sistema de saúde do Distrito Federal há muito tempo não tinha investimentos, principalmente em estruturas físicas. Nós estamos fazendo essas estruturas. São sete UPAs que serão entregues este ano e mais duas ano que vem", avaliou o governador, destacando que mais duas serão licitadas, sendo uma no Guará e outra na Estrutural.

Com capacidade para atender até 4,5 mil pessoas por mês, o objetivo da inauguração das unidades é dar suporte para o funcionamento dos hospitais e agilizar os atendimentos. "Nós já temos em torno de oito mil funcionários contratados pela Secretaria de Saúde e pelo Iges-DF e a gente espera com isso ajudar a desafogar os atendimentos no hospitais para que eles façam as suas funções que são: as cirurgias eletivas e as cirurgias de emergência", acrescentou Ibaneis.

As obras das UPAs são administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). Além dessas unidades, o Governo do Distrito Federal vai entrar, na próxima semana, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do Vale do Amanhecer, em Planaltina.

UTI de Planaltina

Questionado sobre a unidade de terapia intensiva (UTI) de Planaltina, Ibaneis ressaltou que o processo está sob a atenção do Tribunal de Contas do DF, mas pretende dar rapidez ao julgamento. "Nós estamos com um processo de licitação. O TCDF pediu vistas do processo. A gente está trabalhando para liberar o mais rápido possível para iniciar as obras ainda no inicio do ano que vem e entregar em 2022", pontuou o governador.

Segundo ele, a obra precisa ser feita para atender a região com urgência. "É muito importante essa UTI aqui para Planaltina, tanto que já destaquei para o secretário da pasta de saúde e o Fernando Leite da Novacap para que conversem com o relator do processo no tribunal demonstrando a necessidade do julgamento o mais rápido possível", enfatizou Ibaneis.

  • Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), discursa em inauguração da UPA de Planaltina
    Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), discursa em inauguração da UPA de Planaltina Renato Alves/ Agência Brasília
  • Fachada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina
    Fachada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina PAULO H CARVALHO
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina
    Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina
    Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina
    Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação