IPVA

GDF isenta pagamento de IPVA de carros elétricos e híbridos

A medida pode ser um estímulo à compra de veículos elétricos do DF

Correio Braziliense
postado em 29/12/2021 06:18
 (crédito:                    Ed Alves/CB/D.A Press                 )
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

Uma lei que isenta o pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A medida foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF), desta terça-feira (28/12).

De acordo com a lei, que já está em vigor, a isenção é para os automóveis movidos a motor elétrico, inclusive os denominados híbridos, movidos a motores a combustão e também a motor elétrico.

De acordo com os autores do projeto, apresentado na Câmara Legislativa do DF (CLDF) em dezembro, pelos deputados distritais Rafael Prudente (MDB), Delmasso (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (DEM), o da norma é incentivar a adesão a carros elétricos no DF.

Projeto

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em 8 de dezembro o projeto de lei que concede isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O substitutivo aos PLs nº 220/2015, do deputado Rafael Prudente (MDB), nº 463/2019, do deputado Eduardo Pedrosa (DEM), e nº 1.388/2020, do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), foi aprovado em segundo turno, com 17 votos favoráveis.

O texto aprovado informa que a isenção do IPVA será concedida aos "automóveis movidos a motor elétrico, inclusive denominados híbridos, movidos a motores a combustão e, também, a moto elétrico”.

IPVA

A taxa do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser paga pelos proprietários de veículos e pode variar de 1% a 6%, de acordo com o valor de mercado dos automóveis. Esse imposto incide sobre todos os veículos automotores sejam carros, motocicletas, aeronaves ou embarcações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação