Pandemia

Covid-19: fila em posto de testagem na Rodoviária do Plano dá volta no local

Reportagem do Correio flagrou pessoas sentadas no chão e aglomeradas enquanto esperavam o atendimento na unidade. Até as 14h12, foram feitos cerca de 200 testes no local

Pedro Marra
postado em 05/01/2022 15:32
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

A fila no posto de testagem de covid-19 da Rodoviária do Plano Piloto deu a volta no prédio na tarde desta quarta-feira (5/1). A reportagem se deparou pessoas sentadas no chão e outras aglomeradas, enquanto aguardavam atendimento na unidade.

Com dez funcionários ao total, o posto realizou cerca de 200 testes até as 14h12. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para testar, é preciso ter tido contato com um caso confirmado da doença nos últimos 14 dias, independentemente de apresentar sintomas gripais ou estar assintomático.

A análise é feita por meio do teste rápido de antígeno, do tipo imunocromatográfico, point-of-care, que detecta de forma qualitativa a presença de antígenos virais específicos em amostras biológicas.

De baixo custo, o teste não demanda ambiente laboratorial ou equipamentos para seu processamento e disponibiliza o resultado entre 15 e 30 minutos. Outra vantagem é que o procedimento é indicado desde o primeiro dia a partir do início dos sintomas, enquanto o RT-PCR precisa ser coletado entre o terceiro e o sétimo dia.

Outro posto com testagem gratuita está no Aeroporto de Brasília. O local fica próximo às esteiras com bagagens dos pacientes do desembarque nacional e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os resultados também saem em até 30 minutos.

Confira abaixo um vídeo da fila no local:

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação