SEDES

Sedes lança edital para implantação de residências inclusivas para PcDs

O edital prevê a adoção de parceria para a implantação de 105 vagas destinadas a PcDs em vulnerabilidade social. As unidades receberão pessoas de 18 até 59 anos, e funcionarão por 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana

Yasmim Valois*
postado em 11/02/2022 17:31 / atualizado em 11/02/2022 17:34
Sedes lança edital para implantação de residências inclusivas para PcDs -  (crédito: Divulgação/Sedes-DF)
Sedes lança edital para implantação de residências inclusivas para PcDs - (crédito: Divulgação/Sedes-DF)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) lançou edital para implantação de residências inclusivas. A proposta tem o intuito de fortalecer o Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência e busca organizações da sociedade civil para gerir o local em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

O chamamento público sugere a abertura de 105 vagas em lares com quartos, espaços para convivência e apresenta a estrutura mínima necessária para a execução do serviço. Além disso, o espaço deve possuir local apropriado para guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene e os espaços precisam estar em condições adequadas, cada uma das unidades deverá manter a habitabilidade, higiene, salubridade e a segurança, para garantir a acessibilidade a todas as pessoas com dificuldade de locomoção. Também será necessário que cada uma das residências em questão tenha no máximo 10 moradores.

O funcionamento das residências será ininterrupto de 24 horas, e as unidades receberão pessoas de 18 até 59 anos. Para que os acolhidos recebam o suporte devido os abrigos contarão com equipes com profissionais de referência compostas por coordenadores de nível superior, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, cuidadores e auxiliares.

A secretária Mayara Noronha Rocha defende que, para o alcance de uma sociedade  inclusiva os preconceitos são inadmissíveis; bem como, discriminações, barreiras sociais, culturais e pessoais. “Nesse sentido, a inclusão social das pessoas com deficiência significa possibilitar a elas o acesso aos serviços públicos e, principalmente, dar acolhimento em situações como abandono e negligência”, afirma.

O valor de investimento estimado pelo Estado para a implantação do serviço é de R$ 30 milhões, para uma execução de 60 meses, porém esse período pode ser prorrogado.

Edital: https://www.sedes.df.gov.br/editais-de-chamamento-publico-2/ 

*Estagiária sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação