Evento

Feira da Goiaba realizada em Brazlândia começa nesta sexta-feira

A 7ª edição da Feira da Goiaba celebra a época de colheita da fruta mais abundante do DF. O evento vai acontecer nos dias 1º, 2, 3 e 7, 8, 9 e 10 de abril, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag).

Rafaela Martins
postado em 28/03/2022 20:54
Feira da Goiaba em Brazlândia começa na sexta-feira, 1º de abril. -
Feira da Goiaba em Brazlândia começa na sexta-feira, 1º de abril. -

A 7ª edição da Feira da Goiaba, que celebra a época de colheita da fruta mais abundante do Distrito Federal, já tem data para acontecer. O evento será realizado em dois fins de semana do mês, de 1º a 3 e de 7 até 10 de abril. A abertura será às 18h, na sexta-feira. Aos sábados e domingos, a feira funcionará das 10h às 22h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag).

A entrada é gratuita, e o visitante poderá comprar produtos derivados, além da própria fruta. A feira terá 30 estandes de produtores locais. Nos dias 2 e 9 de abril, às 16h, o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) promoverá oficinas de receitas doces e salgadas com goiaba. As inscrições são gratuitas e feitas no momento da atividade.

No Empório da Goiaba, com 28 estandes, estarão à venda doces, geleias, licores, bolos, tortas e outros alimentos preparados pelos produtores da região de Brazlândia — onde está concentrada a maior parte do cultivo da fruta.

Flores e plantas ornamentais estarão em exposição e comercialização, na Flora Braz.

Outra iniciativa gastronômica será a premiação do concurso de receitas — que conta com a participação de moradores de áreas rurais do DF e é promovida pela Emater em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Os pratos serão preparados nesta terça-feira (29/3) e julgados por chefs convidados.

Oficinas

Para o brasiliense que possui interesse em iniciar ou aprimorar a produção de goiaba, haverá um Dia de Campo, no sábado (2/4). Em uma propriedade rural, técnicos da Emater vão falar sobre espaçamento de mudas, poda, colheita e custos da produção de goiaba. A inscrição será online, gratuita, com 120 vagas.

Para quem prefere conhecer mais de perto o cultivo, colher e comer a fruta do pé, aos domingos (3 e 10 de abril), será realizado o Colha & Pague. Com vagas limitadas a 20 pessoas por turma, haverá um link para pré-inscrição e confirmação posterior mediante pagamento. A atividade vai acontecer com duas turmas no período matutino (9h às 10h e 11h às 12h) e mais duas no período vespertino (14h às 15h e 16h às 17h). A inscrição custará R$ 50 por pessoa e dará direito a lanche e frutas colhidas.

Parceria

O evento é realizado pela Emater, Arcag, Administração de Brazlândia, Secretaria de Turismo (Setur) e Cresce-DF. Os produtores de goiaba do DF devem colher aproximadamente 9 mil toneladas da fruta neste ano. A safra principal ocorre no final de março. O segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro.

O DF tem 123 produtores da fruta, com uma área total cultivada de 313,6 hectares. A principal região produtora da fruta é Brazlândia. Segundo o gerente da Emater, Hélio Roberto Lopes, espera-se uma receita bruta de aproximadamente R$11 milhões. “Foi um ano em que choveu muito, mas não chegou a atrapalhar significativamente a produção, pois a goiaba é exigente em água”, conta.

Serviço

7ª Feira da Goiaba de Brazlândia

Datas: 1º, 2, 3, 7, 8, 9 e 10 de abril

Horário: aos sábados e domingos das 10h às 22h (praça de alimentação até meia-noite). Nos dias de semana, a abertura é às 18h.

Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF. Entrada franca.

Com informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação