Saúde pública

Centro de referência, Hospital de Apoio de Brasília completa 28 anos

Unidade de saúde é referência em cuidados paliativos, reabilitação infantil e adulto, triagem neonatal e doenças neuromusculares

Correio Braziliense
postado em 31/03/2022 00:22 / atualizado em 31/03/2022 00:22
O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) -  (crédito: Breno Esaki//SES-DF)
O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) - (crédito: Breno Esaki//SES-DF)

Referência nacional e internacional, o Hospital de Apoio de Brasília (HAB), completou 28 anos nesta quarta-feira (30/3). Pacientes, voluntários, servidores e autoridades participaram da cerimônia de celebração. A unidade é referência em cuidados paliativos, na reabilitação adulto e infantil, na triagem neonatal e em doenças neuromusculares e raras de origem genética.

Responsável pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o general Manoel Pafiadache esteve presente e exaltou o trabalho que a unidade de saúde realiza. “Nós temos em Brasília grandes ícones na área da saúde e alguns desses nomes estão aqui no Hospital de Apoio”, afirmou.

O diretor-geral do HAB, Alexandre Lyra de Aragão Lisboa também se posicionou sobre os feitos do hospital, destacando que a rede é a melhor da América Latina em teste do pezinho.

O evento, que começou com a execução do Hino Nacional, pela banda do Batalhão Presidencial, e o hasteamento da bandeira do Brasil, continuou no período da tarde, quando houve a inauguração da Praça Voluntário Alex Ribeiro. O espaço recebeu o nome em homenagem ao voluntário que atuou por 15 anos e morreu após diagnóstico de câncer no fígado.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, o superintendente da Região Leste, Sidney Sotero Mendonça, a diretora-geral do Hospital Materno Infantil Antônio Lisboa (Hmib), Marina da Silveira Araújo, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, brigadeiro Laerte Lobato de Moraes, e outras autoridades.

Serviço

Endereço: AENW 03 lote A, Setor Noroeste CEP: 70.684-831 (Ao lado do Hospital da Criança).
Telefone: (61) 2017-1259
Serviços Ambulatoriais: 7h às 12h e 13h às 18h
Serviços Administrativos: 8h às 12h e 14h às 18h
Linha de ônibus: Linha 143, saindo do box 7 da Rodoviária do Plano Piloto

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação