Meditação

Aula gratuita apresenta curso que ajuda a reduzir o estresse

O programa MBSR, da Sociedade Vipassana de Meditação, é baseado na meditação mindfulness, de plena atenção, e visa ensinar as pessoa a lidarem com o estresse

Helena Dornelas*
postado em 01/04/2022 19:47 / atualizado em 01/04/2022 19:47
Aula introdutória gratuita apresenta curso para redução do estresse  -  (crédito: Reprodução redes sociais)
Aula introdutória gratuita apresenta curso para redução do estresse - (crédito: Reprodução redes sociais)

A Sociedade Vipassana de Meditação está com as inscrições abertas para o Programa de Redução do estresse. A aula introdutória do curso de MSBR vai ocorrer, de forma gratuita, na próxima sexta-feira (8/4), às 19h. As aulas voltadas para a redução do estresse têm base na meditação mindfulness.

“A aula inaugural é gratuita e vai acontecer presencialmente, na Sociedade Vipassana, e também on-line, no mesmo momento. Durante o encontro, nós explicaremos como o programa funciona, o que é a MSDR, como acontecerão as aulas, para que serve o MSDR e quais os benefícios para a pessoa”, explica a instrutora Neiva Fernandes.

O programa conta com oito aulas de três horas de duração e é voltado para ajudar os alunos a lidarem com seus estresses de forma mais hábil, usando a atenção e a respiração.

Plena atenção

“Os benefícios são ganhos na qualidade de vida e ajuda na busca pelo equilíbrio. Trabalhamos com sintomas mais fortes, como depressão, ansiedade. Trabalhamos com as estações culpa, raiva, medo e a forma de lidar com essas emoções” diz Neiva. O instrutor Marcus Santos explica que o MBSR é um conjunto de práticas de meditação aliadas aos conhecimentos da psicologia e da neurociência para ajudar as pessoas a evitarem os efeitos da ansiedade e ruminação.

Os ganhos são grandes, mas o instrutor afirma que o MBSR não pode curar doenças, mas, sim, ser um complemento aos tratamentos. “O MBSR também não deve ser usado no lugar do tratamento psicológico, apenas em conjunto com ele. Pode ser usado para quem sofre de dores crônicas, geralmente em unidades de oncologia. Muitos de nossos alunos chegam até nós para fazer o programa enquanto segue um tratamento auxiliar prescrito por seus médicos e psiquiatras.”

O MBSR é estudado no mundo há mais de quatro décadas e mostra que uma parte significativa das pessoas que utilizaram o programa em conjunto a tratamentos relatam benefícios significativos, como os contextualizado por Marcus: “Maior capacidade de lidar com o estresse de curto e longo prazo, diminuição de sintomas físicos e fisiológicos, facilidade de relaxamento, redução da dor, maior capacidade de lidar com a dor crônica e uma nova excitação e energia para viver.”

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação