Obra

Ibaneis entrega ampliação da Estrada Parque Aeroporto com 11 faixas

Trecho fica entre a DF-051, na Estrada Parque Guará (EPGU) e a DF-025, na Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), e conta com seis faixas no sentido Plano Piloto e cinco rumo ao aeroporto

Correio Braziliense
postado em 11/04/2022 14:23 / atualizado em 11/04/2022 14:32
Estrada Parque Aeroporto terá seis faixas sentido Plano Piloto e cinco sentido Gama -  (crédito: Agência Brasília/Renato Alves)
Estrada Parque Aeroporto terá seis faixas sentido Plano Piloto e cinco sentido Gama - (crédito: Agência Brasília/Renato Alves)

A ampliação da Estrada Parque Aeroporto (EPA) foi entregue, na manhã desta segunda-feira (11/4) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O trecho fica entre a DF-051, na Estrada Parque Guará (EPGU), e a DF-025, na Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), com seis faixas no sentido Plano Piloto e cinco faixas rumo ao terminal viário da capital

  • Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), inaugura ampliação da Estrada Parque Aeroporto Agência Brasília/Renato Alves
  • Fauzi Nacfur, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) Agência Brasília/Renato Alves
  • Estrada Parque Aeroporto ganhou ciclovias após ampliação da via Agência Brasília/Renato Alves
  • Estrada Parque Aeroporto terá seis faixas sentido Plano Piloto e cinco sentido Gama Agência Brasília/Renato Alves
  • Estrada Parque Aeroporto terá seis faixas sentido Plano Piloto e cinco sentido Gama Agência Brasília/Renato Alves

Para realização da obra, foram investidos R$ 12 milhões na construção de ciclofaixas, ciclovia, sinalização horizontal e vertical e instalação de barreiras de concreto. O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, afirma que, na região, circulam em torno de 100 mil veículos por dia, com um fluxo vindo de diversas partes, como a saída Sul, Entorno do DF e o Lago Sul.

"Com essa grande obra, de vias marginais, para dar funcionalidade para duas pontes se faz uma triagem desses veículos", afirma. Na prática, Fauzi esclarece também que os motoristas que quiserem ir ao aeroporto à noite vão ter faixas únicas para ir direto. Os veículos rumo à Saída Sul vão ter duas faixas novas nos sentidos Gama e Valparaíso. Quem quiser ir para o Lago Sul, faz o contorno na via.

O administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, lembra de quando havia apenas uma via no local. "Cheguei em Brasília em 1971, e essa era a única via de acesso para o Lago Sul. A gente não pensava nas pontes que temos", relembra.

Completar o anel viário em torno do Balão Sarah Kubitschek era algo importante na visão de Rubens. "A obra desse túnel foi feita, e a adequação do sistema viário aqui para baixo estava insuficiente para o volume de carros vindo por aqui, então é uma obra necessária e de extrema qualidade", finaliza o gestor da região administrativa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação