Requalificações

"A marca do atual governo será de muitas obras", diz José Humberto Pires

Em entrevista ao CB.Poder desta segunda-feira (11/4), o secretário de Governo do DF enfatizou as revitalizações feitas nas regiões do Distrito Federal, e as 1.600 obras entregues

Eduardo Fernandes*
postado em 11/04/2022 15:59 / atualizado em 11/04/2022 15:59
José Humberto foi o entrevistado desta segunda no C.B Poder -  (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)
José Humberto foi o entrevistado desta segunda no C.B Poder - (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)

Ao CB.Poder — programa do Correio em parceria com a TV Brasília —, desta segunda-feira (11/4), o secretário de governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, destacou as obras e ações sociais durante o período de gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB). Um desses trabalhos envolve o aumento citado pelo secretário de pessoas em situação de rua em decorrência da pandemia. Na tentativa de neutralizar a situação, Pires citou os programas Cartão Prato Cheio — que beneficiou 40 mil famílias com R$ 250 —, e o DF Social, que já contemplou cerca de 70 mil pessoas.

Além dos projetos sociais, a população ainda conta com os restaurantes comunitários, que tiveram seu atendimento dobrado, de acordo com o secretário. “Com isso, o governador determinou que fizéssemos mais restaurantes. Estamos lançando o do Itapoã, acabamos de inaugurar o de Arniqueira e faremos mais cinco novos restaurantes”, diz. Todas essas obras de melhoria são de iniciativa do GDF, para atender a população que se encontra em dificuldades nas ruas da capital federal. “Não podemos tirar os olhos do momento social que vivemos”, ressalta.

Requalificações no DF

Para o secretário, a marca do atual governo será de muitas obras. Com mais de 1.600 entregues, e R$ 4,5 bi em investimentos. Nesta terça-feira (12/4), Pires anunciou que o GDF estará lançando a obra de complemento no balão do Riacho Fundo II. "Hoje inauguramos a descida do aeroporto para o eixão. Tinham duas pontes antigas, que não funcionavam, mas demos funcionalidade. No domingo foi a pista da Hípica, que dá para o Hospital Veterinário, e no sábado entregamos campos sintéticos”, comenta.

Na região do Itapoã, os moradores foram contemplados, na última sexta-feira (8/4), com duas mil unidades habitacionais. Além do trabalho que vem sendo realizado, Pires ainda mencionou uma obra emblemática da capital federal como o túnel de Taguatinga, que estava parada e engavetada há alguns anos e está prevista para inauguração no mês de julho deste ano.

O secretário ainda antecipou duas novas requalificações importantes, sendo uma delas no Recanto das Emas. “Na Hélio Prates, construiremos uma avenida maravilhosa em três etapas. Ela integrará Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente. E no viaduto do Recanto das Emas, que será importante para destravarmos aquele fluxo da região”, finaliza.

Em relação à área da saúde, Pires destaca as construções de sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nove Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além das inaugurações, o Hospital de Ceilândia passou por obras de melhorias nas instalações. Para o futuro, as modificações serão nos hospitais de Brazlândia, de Planaltina, de São Sebastião e do Guará. “A Secretaria de Saúde está planejando, também, as reformas no Hospital do Gama, que é muito importante”, afirma.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação