Cultura

Brasília pode sediar Virada Cultural e Semana da Juventude Negra

Dois Projetos de Lei foram apresentados na Câmara Legislativa do Distrito Federal para incluir a Virada Cultural e a Semana Distrital em Defesa da Juventude Negra na capital do país

Correio Braziliense
postado em 13/04/2022 19:53 / atualizado em 13/04/2022 19:53
CLDF deu andamento a dois projetos de lei que incrementam o calendário cultural da cidade -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
CLDF deu andamento a dois projetos de lei que incrementam o calendário cultural da cidade - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal poderá receber o tradicional evento da Virada Cultural a partir deste ano. Na tarde de terça-feira (12/4), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei — apresentado pelo deputado Cláudio Abrantes (PSD) — que busca criar atividades nesta área. Além disso,  foi aprovada, em segundo turno, a lei que pretende criar a semana distrital em defesa da vida da juventude negra, de autoria de deputado Fábio Félix.

A Virada Cultural foi aprovada, em primeiro turno, com 13 votos favoráveis, mas ainda precisa ser analisada em segunda votação. Pela proposta, o evento acorrerá, anualmente, em um dos fins de semana de novembro. O texto estabelece que o evento será comemorado com atividades e eventos diversos, de caráter cultural, marcado pela pluralidade de expressões e gêneros artísticos.

O evento — que acontece em São Paulo — dura 24 horas ininterruptas, por meio de apresentações culturais, como shows, exposições, feiras, espetáculos de dança e teatro, entre outras atividades. As apresentações são gratuitas, podendo ser solicitado ao público apenas a doação voluntária de alimentos não perecíveis, e garantindo uma cota mínima de 50% de artistas locais na programação.

Já a semana distrital em defesa da vida da juventude negra, acorrerá anualmente, entre 13 e 18 de maio. A proposta foi aprovada em segundo turno, com 16 votos favoráveis. O PL segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo o projeto, a administração Pública deverá promover “eventos e campanhas educativas voltadas à conscientização sobre racismo, encarceramento e genocídio da juventude negra e periférica”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação