VIOLÊNCIA

Jornalista Gabriel Luiz é transferido para Hospital Brasília

Gabriel Luiz, jornalista da Globo em Brasília, foi esfaqueado ao menos 10 vezes e segue em estado grave

Adriana Bernardes
Pablo Giovanni*
postado em 15/04/2022 15:33 / atualizado em 15/04/2022 17:55
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

O jornalista da Globo, Gabriel Luiz, 28 anos, foi transferido para o Hospital Brasília, na tarde desta sexta-feira (15/4), onde seguirá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O repórter estava no Hospital de Base desde a noite de quinta (14/4), quando foi covardemente atacado por dois criminosos em um estacionamento próximo do prédio onde ele mora, no Sudoeste, distante apenas 8km da Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal. 

O Correio apurou que os médicos diminuíram a sedação antes do transporte à unidade de saúde privada, e o jornalista interagiu com a equipe. Gabriel quis saber sobre o estado de saúde e chegou a escrever um bilhete à mão. Os traços imprecisos, imprimiu à letra características comuns à caligrafia de crianças. O pape com os dizeres "te amo” foi entregue à médica da família.

Em nota à imprensa, o Hospital Brasília confirmou a transferência de Gabriel. "O Hospital Brasília informa que o paciente deu entrada nesta sexta-feira, dia 15, na unidade. Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados, o hospital não tem autorização para passar informações sobre o estado de saúde de pacientes", afirmou.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), responsável pelo Hospital de Base, também divulgou nota sobre o assunto. "O Iges-DF informa que o paciente Gabriel Luiz foi transferido, por opção da família, para hospital particular."

Direitos humanos

Atacado por dois criminosos na noite de quinta-feira (14/4), quando voltava para casa, Gabriel foi esfaqueado ao menos 10 vezes. O estado de saúde dele é grave. A polícia atua para identificar e prender os bandidos. Nenhuma linha de investigação é descartada. Os criminosos não levaram a carteira, nem o celular do jornalista. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informa "que acompanha de perto as investigações do caso, junto às forças de segurança." O caso é apurado pela 3 Delegacia de Polícia (Cruzeiro) com apoio de equipes especializadas.

O senador Humberto Costa, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, compartilhou no Twitter que a CDH acompanha a investigação do caso para saber a motivação do crime.

"Esse atentado contra a vida do repórter Gabriel Luiz, da TV Globo, em Brasília, é aterrador. Como presidente da CDH, estamos acompanhando a apuração para saber as motivações desse crime que nos choca a todos, especialmente num dia tão simbólico para os cristãos", escreveu o Senador.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação