Homenagem

Clube Vizinhança concede título de sócio honorário a Mestre Woo

Fundador da Associação Being Tao, Moo Shong Woo tem 90 anos, nasceu em Taiwan e foi pioneiro na prática de Tai Chi Chuan em Brasília

Thaís Moura
postado em 20/04/2022 14:42 / atualizado em 20/04/2022 14:45
Mestre Woo trouxe a prática do Tai Chi Chuan para Brasília há cerca de 46 anos. -  (crédito: Hugo Gon?alves/Esp. CB/D.A Press)
Mestre Woo trouxe a prática do Tai Chi Chuan para Brasília há cerca de 46 anos. - (crédito: Hugo Gon?alves/Esp. CB/D.A Press)

O especialista em práticas de Tai Chi Being Tao conhecido como Mestre Woo será homenageado no próximo sábado (23/4) em evento no Clube Social Unidade de Vizinhança da Asa Norte. A direção do clube decidiu conceder o título de sócio honorário à Moo Shong Woo, e a cerimônia está marcada para começar às 9h30.

Antes da entrega do título, às 8h, deve ocorrer uma prática de Tai Chi com o Mestre Woo, voltada aos sócios e membros do clube Vizinhança. Às 9h, está previsto um café da manhã coletivo, e a direção do clube pediu que os participantes levem lanches, copos e talheres individuais. A partir das 9h30, ocorre a cerimônia que irá entregar ao especialista o título de sócio honorário.

Quem tiver dúvidas a respeito do evento pode entrar em contato pelo Instagram do Clube Vizinhança (@vizinhancanorte) ou pelo WhatsApp da administração do Clube: (61) 99292-0567.

Moo Shong Woo, conhecido como Mestre Woo, tem 90 anos e nasceu em Chiayi, Taiwan, em 3 de março de 1932. Em 1961, resolveu mudar-se para o Brasil, onde passou breves períodos em Minas Gerais e em São Paulo até fixar-se, em 1968, em Brasília, onde reside até hoje. Além de médico e professor de Tai Chi Chuan e outras artes marciais, Woo é monge, poeta e arquiteto.

Ao longo de sua carreira médica, Mestre Woo recebeu os títulos de conselheiro da Corporação Editorial de Medicina e Acupuntura Chinesa, de reitor honorário da Faculdade e do Instituto de Especialistas Médicos Chineses, bem como de presidente honorário da Associação Geral da União de Médicos Herbalistas Chineses.

Ele ficou mais conhecido em Brasília por ter iniciado, em 1974, a prática de Tai Chi Chuan na Praça da Harmonia Universal, localizada nas entrequadras 104/105 da Asa Norte. Mestre Woo também fundou a Associação Being Tao (ABT). Segundo a diretora presidente da ABT, Márcia Brandão, "Being Tao" significa "o caminho para o bem viver", e antes de receber esse nome, o grupo era chamado de "Associação Brasil e China".

Na definição da diretora presidente da Associação, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial que engloba a saúde, a longevidade e a defesa pessoal. "O Mestre Woo começou a praticar o tai chi chuan nas entrequadras da asa norte há mais de 46 anos, ele trouxe essa prática para Brasília. Ele fazia isso todos os dias às 6 horas da manhã, então as pessozas passaram, viram, e começaram a praticar com ele, então hoje todos nós praticamos por causa dele", conta Márcia.

A diretora da ABT também convida os brasilienses a participarem do evento de comemoração do dia mundial do Tai Chi Chuan, marcado para 30 de abril, na Praça da Harmonia Universal. Ela ressalta que a prática acontece diariamente e é aberta ao público do DF. "Ali na praça ocorrem práticas de Tai Chi Chuan diariamente, de segunda a segunda, todos dias do ano, de 8h às 9h. É uma prática gratuita e aberta a quem chegar, e nós somos uma associação voluntária, sem fins lucrativos. Trabalhamos com diferentes faixas etárias. É muito interessante essa diversidade do público, e é muito importante que uma área de vizinhança propicie isso à população", explica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação