Tecnologia

Aplicativo voltado para idosos desenvolvido pela UnB ganha prêmio

Software foi idealizado como uma ferramenta intuitiva que liga pessoas que estão passando por situação de emergência a pessoas mais próximas de sua rede de apoio

Correio Braziliense
postado em 26/04/2022 14:09 / atualizado em 26/04/2022 14:11
Aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores ligados à UnB -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores ligados à UnB - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Um aplicativo desenvolvido por colaboradores do programa de extensão da Universidade do Envelhecer (UniSer) da Universidade de Brasília recebeu o prêmio Melhor Ideia para Ir Adiante do Women in Tech Hackathon 2022, evento on-line, promovido pela empresa Riga TechGirls, que visa empoderar mulheres na tecnologia.

O aplicativo 3-Touch SOS foi apresentado nos dias 25, 26 e 27 de março no evento. O software foi idealizado como uma ferramenta intuitiva que liga pessoas que estão passando por situação de emergência a pessoas mais próximas de sua rede de apoio.

O prêmio conquistado pela equipe que desenvolveu o aplicativo também garante uma vaga no programa de pré-aceleração da Wise Guys, empresa aceleradora de startups. A professora Vivian Santos, coordenadora pedagógica da UniSer e membro da equipe, ressaltou o feito como um triunfo. Ela também falou da importância de uma equipe intergeracional e multidisciplinar, e do hackaton para a criação de laços como equipe.

Margô Karnikowski, coordenadora geral do Programa Uniser/UnB, também avaliou a multidisciplinaridade do grupo como benéfica para a realização do projeto. Segundo Karnikowski, isso pode ser visto, principalmente, nas orientações feitas acerca de questões intuitivas e não intuitivas para os idosos e pessoas com deficiência.

O evento foi transmitido pelo Youtube no canal Riga TechGirls. A transmissão contou com torcida virtual do público pelo chat ao vivo. Os participantes das equipes relataram que a energia da torcida pode ser sentida, mesmo que de maneira não presencial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação