Tecnologia

"Muitas inovações saíram daqui", diz secretário de Campus Party Brasília

Gilvan Máximo, titular da secretaria de ciência, tecnologia e inovação, destacou a importância do evento, que deve receber cerca de 70 mil pessoas

Edis Henrique Peres
postado em 23/03/2022 12:16 / atualizado em 23/03/2022 15:36
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A abertura dos cinco dias de eventos da 4ª edição da Campus Party Brasília (CPBSB4) ocorre nesta quarta-feira (23/3), no Estádio Mané Garrincha, em clima de animação. Com expectativa de receber, ao longo da programação, cerca de 70 mil pessoas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gilvan Máximo destacou, durante coletiva de imprensa, que "chegou a hora e a vez da tecnologia".

"Temos certeza de que Brasília vai se tornar um grande (potencial) na área de tecnologia, não só para o Brasil, mas para o mundo. A volta do evento este ano acontece com muita alegria, o clima aqui já contagiante. Muitas tecnologias serão testadas aqui. E isso é uma semente que nasce para resolver problemas da população no dia a dia", aponta o titular da pasta.

Uma das iniciativas do evento, por exemplo, é em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Campu Party, que promoverá um Hackathon, cujo principal desafio propõe aos participantes criarem soluções para problemas relacionados ao DF e à economia circular da capital.

Diretor da Sebrae, Carlos Melles destacou que a palavra chave do evento é inovação. "O Brasil está dentro dos dez países com maior vontade empreendedora. Isso é um cenário de mudança e precisamos estar prontos para ela", afirma.

Programação do Campus Party Brasília reune diversos atrativos para família e engajados na área de tecnologia
Programação do Campus Party Brasília reune diversos atrativos para família e engajados na área de tecnologia (foto: Ed Alves/CB/DA Press)

Educação

Ceo da Campus Party Brasil, Tonico Novaes aponta que o evento trará soluções e oportunidades para muitos problemas do DF. "A abertura do evento será sensacional, e o evento tem muita atividade e oportunidade para os jovens", pontua.

O evento presencial, depois de um longo período remoto, também tem um grande significado na avaliação de Francesco Ferruggia, presidente do Instituto Campus Party. "Temos ações que levam para alunos de periferia ou de lugares afastados, acesso a conteúdo de tecnologia. A gente sair do virtual para o físico, depois da pandemia, é como um renascer", afirma.

Atrativos

O evento trará ao público palestras sobre internet das coisas, blockchain, cultura maker e empreendedorismo, além de inúmeras novidades, como a arena de robótica, onde será possível participar de partidas de hóquei de robôs e um arena de drones, com corridas e aulas para quem quiser experimentar.

A abertura contará com shows gratuitos do DJ Bashkar e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen. Haverá limitação no número de pessoas na área de dentro do estádio e os protocolos de segurança pela covid-19 serão reforçados.

Os visitantes terão acesso à Campus Play, área que concentra os campeonatos de gamers e conteúdos voltados aos jogos digitais. O público também poderá conhecer a Arena de Drones e o Palco Empreendedorismo, parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que palestrantes darão conteúdos e dicas importantes para quem já empreende ou quer empreender.

O evento também tem um espaço fechado e pago para os inscritos, que aguarda cerca de 7 mil pessoas. Elas poderão acompanhar as atividades de quatro palcos distintos, que abordarão temas do universo da tecnologia, programação e entretenimento digital, metaverso e games. No camping, a organização do evento espera cerca de 3 mil pessoas, tornando a CPBSB4 a segunda maior edição da Campus Party do mundo.

O evento conta com 300 horas de atividades, entre workshops, hackathons, palestras, games, simuladores e outras atrações.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Campus Party Brasil atrai jovens de várias regiões do Brasil e do mundo apaixonados por tecnologia
    Campus Party Brasil atrai jovens de várias regiões do Brasil e do mundo apaixonados por tecnologia Foto: Divulgação
  • Gilvan Máximo, titular da secretaria de ciência, tecnologia e inovação destacou a importância do evento que deve receber cerca de 70 mil pessoas
    Gilvan Máximo, titular da secretaria de ciência, tecnologia e inovação destacou a importância do evento que deve receber cerca de 70 mil pessoas Foto: Edis Henrique Peres/CB/D.A.Press
  • Programação do Campus Party Brasília reune diversos atrativos para família e engajados na área de tecnologia
    Programação do Campus Party Brasília reune diversos atrativos para família e engajados na área de tecnologia Foto: Ed Alves/CB/DA Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação