Agenda

Ibaneis visita passagens subterrâneras que estão em processo de reforma no DF

Chefe do Executivo local comentou sobre a segurança das passagens, além da revitalização das tesourinhas

Pablo Giovanni*
postado em 19/05/2022 13:34 / atualizado em 19/05/2022 17:00
"O que a gente pede é evitar o vandalismo e ter o cuidado, fazer as denúncias para que a gente tenha toda a conservação feita", enfatizou o chefe do Palácio do Buriti, sobre as passagens subterrâneas  -  (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
"O que a gente pede é evitar o vandalismo e ter o cuidado, fazer as denúncias para que a gente tenha toda a conservação feita", enfatizou o chefe do Palácio do Buriti, sobre as passagens subterrâneas - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta quinta-feira (19/5) fria no Distrito Federal, visitou a obra de manutenção das passagens subterrâneas da 103 Norte. Com investimento de R$ 2,1 milhões para uma empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) efetivar os serviços, o governador prevê a recuperação de todas as 16 passagens, que é opção de travessia sob o Eixão.

“É um meio de passagem dos pedestres do Eixinho e dos Eixos Sul e Norte. A Novacap vem fazendo um trabalho de manutenção em todas elas (passagens subterrâneas). Nós vamos devolver à comunidade esse importante meio de travessia", salientou Ibaneis.

Para as passagens subterrâneas, o contrato firmado da Novacap com a empresa contratada prevê a reforma da rede de drenagem de águas pluviais e do piso, além da limpeza das paredes e a substituição das lajotas danificadas. “O que a gente pede é para evitar o vandalismo e ter o cuidado, fazer as denúncias, para que a gente tenha toda a conservação feita”, enfatizou o chefe do Palácio do Buriti.

O contrato ainda contempla a substituição de corrimãos e da iluminação, passando a ser de lâmpadas de LED. Os trabalhos de limpeza começaram pela Asa Norte, sendo que a passagem da 103 norte tem previsão de ser totalmente revitalizada até o fim de maio.

Segurança

Patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Novacap e a empresa contratada não farão uma reforma completa nas 16 passagens porque exige aprovação do instituto e, por isso, estão sendo feitas apenas manutenções. Mesmo sendo alvo de vandalismos e de críticas pela falta de segurança nos últimos anos, o governador salientou que as passagens estão sendo iluminadas para aumentar a segurança desses locais, principalmente no período da noite.

“O que a gente está fazendo é iluminando todas de modo que as pessoas possam, com a iluminação, ter mais segurança que, aqui no Plano Piloto, tem sido mais efetiva. Mas é bom que se tome cuidado, principalmente no período da noite”, concluiu o emebedista.

  • Segurança, principalmente no período da noite nas passagens, foi bastante abordado pelo governador na manhã desta quinta-feira (19/5) Renato Alves/Agência Brasília
  • "O que a gente pede é evitar o vandalismo e ter o cuidado, fazer as denúncias para que a gente tenha toda a conservação feita", enfatizou o chefe do Palácio do Buriti, sobre as passagens subterrâneas Renato Alves/Agência Brasília
  • "É um meio de passagem dos pedestres do Eixinho e dos Eixos Sul e Norte. A Novacap vem fazendo um trabalho de manutenção em todas elas (passagens subterrâneas). Nós vamos devolver à comunidade esse importante meio de travessia", salientou Ibaneis. Renato Alves/Agência Brasília
  • Na manhã fria no Distrito Federal, nesta quinta-feira (19/5), governador e outros representantes visitaram as obras da 103 norte Renato Alves/Agência Brasília

Tesourinhas

Símbolos da cidade, todas as tesourinhas do Plano Piloto, segundo o chefe do Executivo local, passarão por revitalização. Após a entrega das tesourinhas da Asa Norte, as próximas são as da Asa Sul.

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Ana Luisa Araujo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação