Previsão do tempo

Semana segue com tempo estável e pouca chance de chuva no DF

Nesta terça, os termômetros registraram temperatura mínima de 15ºC, com máxima podendo chegar aos 27ºC, no Plano Piloto

Carlos Silva*
postado em 24/05/2022 08:44
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O frio que assolava os brasilienses finalmente deu trégua. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas na capital devem se manter estáveis ao longo da semana. Para esta terça-feira (24/5), é esperado tempo estável e com poucas nuvens, mas com pouca chance de chuva.

Nesta terça, os termômetros registraram temperatura mínima de 15ºC, com máxima podendo chegar aos 27ºC, no Plano Piloto. Levando em conta todo o Distrito Federal, a mínima foi de 13ºC, com possibilidade de a máxima alcançar os 29ºC. A umidade relativa do ar no Plano Piloto ficou em 70% e, pela tarde, deve ficar em 30%. Para o DF, a umidade ficou em 85% pela manhã e pela tarde deve ficar em 25%.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Inmet, essas são características da estação, podendo haver efeitos sobre a umidade relativa do ar. “A atuação de massa de ar seco na região é típica do outono. Há possibilidade de aumento na nebulosidade, o que pode afetar a umidade, que por sua vez, pode afetar a temperatura, a qual não vai cair muito”, explica.

Umidade


A condição de baixas na umidade relativa do ar se tornou uma preocupação no DF. O menor índice do ano foi registrado no último sábado (21/5), quando mínima foi de 13%. Com a pouca possibilidade de chuvas, os índices não tendem a ter alta.

O Inmet não emitiu alertas sobre redução de umidade relativa do ar no Distrito Federal. Entretanto, a Defesa Civil divulgou uma lista de cuidados a serem tomados em situações desse tipo. Confira:


- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação