ATOS GOLPISTAS

Extremistas representam mais de 42% dos presos do CDP II da Papuda

Na Colmeia, a proporção é ainda maior: chega a 42,9% do total da massa carcerária. O presídio destinado a mulheres atingiu a superlotação após receber 493 bolsonaristas presas nos atos golpistas

Talita de Souza
postado em 13/01/2023 21:29 / atualizado em 13/01/2023 21:51
O grupo foi preso após invadir e depredar a sede dos Três Poderes: STF, Congresso e Palácio do Planalto -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O grupo foi preso após invadir e depredar a sede dos Três Poderes: STF, Congresso e Palácio do Planalto - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A chegada de 1.398 extremistas presos nos atos golpistas de domingo (8/1) no Complexo Penitenciário da Papuda e na Colmeia, a penitenciária feminina do Distrito Federal, agravou a superlotação dos presídios — que antes já operavam acima da capacidade máxima.

Os homens presos por invadir e depredar as sedes dos Três Poderes representam 42,3% da população carcerária do Complexo de Detenção Provisória (CDP) II da Papuda. Na Colmeia, a proporção chega a quase 43%: as mulheres envolvidas no movimento criminoso são 42,9% entre as detentas. As informações foram fornecidas ao Correio pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF).

O CDP II, na Papuda, tem capacidade para abrigar 1.176 detentos, mas opera com 2.139 pessoas no local. Dessas, 905 vieram dos atos golpistas promovidos por extremistas bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios.

A proporção da ocupação das detentas encaminhadas à Colmeia é maior, já que as mulheres representam 42,3% do total da massa carcerária de todo presídio — e não apenas de uma ala, como é na Papuda. O local, que tem 1.028 vagas, opera com 1.148 mulheres detidas no local. A superlotação, então, foi causada pelas 493 bolsonaristas encaminhadas para o presídio.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE