Investigação

CPI do 8/1 ouve major que ensinou táticas de guerrilha em frente ao QG

Cláudio Mendes dos Santos será ouvido nesta quinta-feira (19/10), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ele foi preso pela Polícia Federal por suspeita de incitar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em frente ao QG do Exército

Major Claudio Mendes dos Santos incitou atos antidemocráticos em frente ao QG do Exército -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Major Claudio Mendes dos Santos incitou atos antidemocráticos em frente ao QG do Exército - (crédito: Reprodução/Redes sociais)
postado em 18/10/2023 22:43 / atualizado em 19/10/2023 09:50

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai ouvir, na manhã desta quinta-feira (19/10), o major aposentado Cláudio Mendes dos Santos, de 49 anos. O ex-policial militar do DF foi preso pela Polícia Federal (PF), em 23 de março deste ano, na 9ª fase da Operação Lesa Pátria

O Correio apurou que ele foi preso em casa, no Riacho Fundo 1, e não ofereceu resistência. Nas investigações conduzidas pela PF, o oficial é suspeito de atuar na incitação de atos antidemocráticos, em frente do Quartel General (QG) do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU). "As investigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília", detalhou a corporação.

De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação é permanente e as diligências apontam para um ataque planejado previamente e que usou estratégias profissionais para depredar e invadir prédios públicos.

Em uma rede social, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), que é presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos, anunciou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permitiu que o major aposentado Cláudio Mendes dos Santos seja ouvido. Esta será a 30ª sessão da Comissão, marcada para iniciar às 10h no plenário da CLDF.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação